Cícero Márcio de Souza Rodrigues é o novo secretário-executivo de Ressocialização de Pernambuco. O Governador do Estado, Paulo Câmara, nomeou o gerente de inteligência e segurança orgânica da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) para substituir Éden Vespaziano, que pediu para deixar o cargo na quarta-feira (20). A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta quinta-feira (21), e a posse deve acontecer na segunda-feira (25).
Alegando motivos pessoais, Éden Vespaziano entregou a carta com o pedido de exonoração ao secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Vespaziano assumiu a pasta em janeiro de 2015, após a equipe da TV Globo flagrar presos brigando com facões no Complexo do Curado, na Zona Oeste do Recife. O coronel reformado da Polícia Militar assumiu o cargo após a renúncia do juiz Humberto Inojosa, que passou três meses na função.
Crise no sistema prisional
O sistema prisional do estado vem enfrentando diversos problemas, com rebeliões, armas apreendidas e fugas em massa. Na terça (19), foi apreendida a sexta arma de fogo em presídios de Pernambuco em 2016. Em março, dois presos foram baleados dentro do Complexo do Curado e janeiro. Também neste ano, foram registradas duas fugas em massa.