Folha de S.Paulo – Paula Reverbel e Gustavo Uribe
O vice-presidente Michel Temer viaja nesta quinta-feira (21) a Brasília, onde assume interinamente a Presidência da República já que a presidente Dilma Rousseff embarcou para os Estados Unidos pela manhã.
Temer sairá da base reservada a autoridades do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ainda não há previsão de volta, mas ele deve permanecer na capital federal durante o fim de semana. O peemedebista ficará no Palácio do Jaburu, a residência oficial da vice-presidência.
A ida a Brasília foi, segundo a assessoria de Temer, uma recomendação da segurança da presidente. Mais cedo, houve um protesto de estudantes do Levante Popular da Juventude, que picharam a rua em frente à casa dele com as palavras “QG do golpe”.
A decisão de viajar foi tomada apesar dos planos do vice, que tem recebido caciques do PMDB para montar a equipe de seu eventual governo em caso de impeachment de Dilma. Temer pretendia encontrar-se com economistas e outras autoridades em São Paulo nos próximos dias.
Moreira Franco, ex-ministro da Secretária de Aviação Civil na gestão Dilma e presidente da Fundação Ulysses Guimarães, passou a manhã na casa do peemedebista e deixou o local por volta das 13h15.
Perguntado se a ida de Temer atrapalharia a articulação que está sendo feita pelo vice, Moreira Franco afirmou: “Ao contrário, acho que até facilita”. O ex-ministro afirmou que viajará ao Rio de Janeiro.
A informação da viagem de Temer pegou de surpresa auxiliares e assessores da presidente, que não esperavam que ele fosse a Brasília no período.