Nona Upinha começa a funcionar no Recife

A população da Zona Norte do Recife recebeu, na manhã de hoje, um equipamento de saúde dentro de um alto padrão de qualidade desenvolvido pela Prefeitura da cidade. A Unidade de Saúde da Família Governador Eduardo Campos, localizada na Bomba do Hemetério (Rua Itabira, S/N), já iniciou os atendimentos e funcionará 24 horas por dia, atendendo uma demanda de 10,5 mil pessoas do Arruda, Água Fria e Mangabeira cadastradas no programa Saúde da Família, e mais de 50 mil pessoas no atendimento de urgência. A população local aguardava essa unidade há mais de 15 anos. O governador Paulo Câmara e Renata Campos, viúva do homenageado, também participaram da solenidade.

Com recursos de aproximadamente R$ 1,7 milhão, a unidade ofertará serviços de saúde com três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal, uma equipe de plantão noturno e finais de semana para atendimento das pequenas urgências da atenção básica, além de assistência farmacêutica por meio de uma Farmácia da Família. “O Brasil inteiro gostaria de ter unidades de saúde com este padrão aqui. E só temos aqui no Recife. Esta é a nona Upinha que entregamos com essa estrutura”, disse Geraldo Julio.

Cada equipe de saúde da família é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACSs). Cada uma dará cobertura a 3.500 pessoas como determina a Atenção Básica do Ministério da Saúde. Já a equipe de saúde bucal é composta por um odontólogo, um técnico de saúde bucal com a mesma cobertura da equipe de saúde da família. No total, incluindo as funções administrativas, 50 profissionais atuarão no local.

“Esta unidade amplia a cobertura de acompanhamento da população destes bairros no Programa de Saúde da Família e também para as pessoas que precisam de um atendimento de urgência 24 horas”, continuou Geraldo. Serão ofertadas consultas médicas, de enfermagem, coletas de exames da atenção básica, vacinação, inalação, curativos, distribuição de medicamentos da família, visitas domiciliares, palestras de educação em saúde, consultas e procedimentos odontológicos e pequenas urgências da atenção básica.

Em caso de urgências, os usuários cadastrados devem procurar a Unidade para as situações de tonturas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre, viroses, dores de ouvido, crises leves de asma, ferimentos superficiais, resfriados, gripes, dores no peito, manchas no corpo, dores de garganta. A entrega da unidade foi bastante festejada pela população. “É uma grande vitória. Agora nós, moradores, temos um equipamento de muita qualidade e eficiência ao nosso alcance. Há mais de 16 anos que a gente esperava uma estrutura melhor de saúde em nosso bairro”, disse Aderbal Medeiros, morador da Mangabeira há 40 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *