PONTO a PONTO

NA BERLINDA– A seus interlocutores mais próximos, a presidente Dilma já dá sinais de que deverá substituir o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, por alguém de perfil técnico – tal como funcionou no Governo Lula quando ela própria assumiu o cargo. A ideia é não esbarrar nas atividades da nova articulação que será comandada por Ricardo Berzoini, que terá Giles Azevedo como número dois da função. Embora faça questão de demonstrar seu apoio a Mercadante, Dilma passou a reconhecer o desgaste do ministro junto ao mundo político.

Aumento em tempo de crise O exemplo vem da Paraíba: apesar da fenomenal crise, o governador Ricardo Coutinho (PSB) assegurou, ontem, a antecipação de 4,5% da segunda parcela de reajuste dos profissionais da Educação na folha deste mês, contemplando 15 mil servidores. Os beneficiados atuam no ensino infantil e médio. “Foi uma grande conquista, comemorou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação naquele Estado, Carlos Belarmino.

 

Repatriação de recursos– O líder do PT no Senado, Humberto Costa, sugeriu ao Governo que, em função da resistência prevista no Congresso em torno da recriação da CPMF, trabalhe um projeto para repatriar recursos não declarados no Exterior. Segundo ele, o Governo poderia captar até R$ 75 bilhões com a medida. “Quando o governo está bem, já é difícil aprovar uma medida dessas [recriar a CPMF]. Agora que passa por dificuldades é ainda mais”, disse.

Indecorosa e imoral– Para o deputado Raul Jungmann, a volta da CPMF é uma proposta indecente de um governo que não tem credibilidade sequer para passar uma resolução hoje no Congresso Nacional. “A nossa leitura é que essa CPMF quer dizer caos, perdas, maluquices e factoides. Isso não vai passar no Congresso Nacional. O Partido Popular Socialista se alinha a toda a oposição e levará também para a sua Executiva a proposta de fechamento de questão contra a volta da CPMF”, afirmou.

Na elite do Congresso – Mais uma vez, o deputado Sílvio Costa (PSC), vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, apareceu, ontem, na chamada elite do Congresso, entre os 40 parlamentares mais influentes. A distinção é mais do que justa: goste-se ou não do estilo de Silvio, na verdade ele é um trator para trabalhar e conseguiu, em tempo recorde, uma projeção nacional invejosa, com muito talento, dedicação ao mandato e impressionante articulação entre a base do Governo e na oposição.

CURTAS 

NA VITRINE– A forma como a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, a caminho do PSB, resolveu os entraves do trânsito, inclusive instalando um novo modelo de estacionamento da Zona Sul via moeda, cartão ou dinheiro, está servindo de modelo para todo o Interior, inclusive outros Estados do Nordeste. É uma das obras de vitrine da gestão dela.

INCONSTITUCIONAL- O governo já foi avisado que a CPMF tem sério risco de ser barrada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). Isso porque cresce o movimento entre os parlamentares de segurar a tramitação na CCJ ou mesmo de rejeitar a admissibilidade. Parlamentares de partidos da base e de oposição analisam qual é a melhor estratégia para enterrar a CPMF

 

fonte:blogdomagno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *