Hoje, dia 10 de setembro, faltam apenas 21 dias para a X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Com o tema “Literatura, Resistência e Transformação”, a Bienal deste ano terá debates e discussões carregados por um forte teor crítico, assim como um olhar sensível sobre as questões sociais que nos rodeiam.
Reunindo grandes nomes da literatura policial como Leonardo Padura e Edyr Augusto, nós buscamos trazer essa visão diferenciada para o evento – pondo em foco as narrativas de personagens que protagonizam histórias de força e superação, sem deixar de lado a ação e o suspense (tais quais tantos outros “personagens” anônimos à nossa volta vivem diariamente).
Na Bienal 2015, Edyr apresentará sua nova obra, intitulada “Pssica” (gíria regional para “azar” ou “maldição”). Em uma vertiginosa jornada de sexo, roubo, garimpo, drogas e assassinatos, o livro fala sobre a triste realidade do tráfico de mulheres. O gancho da narrativa se dá a partir da história de uma adolescente que é raptada no centro de Belém do Pará, e é vendida como escrava branca para casas de show e prostituição em Caiena.
Já Leonardo Padura discutirá sobre seu premiadíssimo livro “O Homem que Amava os Cachorros”, que fala sobre Iván, um aspirante a escritor que atua como veterinário em Havana. A partir de um encontro enigmático com um homem que passeava com seus cães,Ivánpassa a investigar a trajetória do revolucionário russo Leon Trotski, entrelaçando sua história com a de Ramón Mercader (o homem encarregado de executá-lo). Ao longo da trama, o protagonista vai descobrindo uma série de revelações que preencheram uma história pouco conhecida e coberta, ao longo dos anos, por inúmeras mistificações.
Fique atento para a divulgação das datas dos lançamentos e dos debates, e não perca a chance de conhecer um pouco mais sobre essas lendas da literatura policial. Para mais informações, acompanhe o nosso site: http://www.bienalpernambuco.com/ |