por Roberta Soares
O projeto de compartilhamento de carros elétricos (carsharing), em teste pelo Porto Digital desde o fim de 2014, será aberto para utilização por qualquer cidadão disposto a pagar pelo serviço. A partir de setembro o acesso estará liberado para cadastro da sociedade. Hoje, o uso do sistema é restrito a 50 pessoas cuidadosamente pré-selecionadas. Essa expansão do projeto acontece com seis meses de atraso. O carsharing faz parte do projeto guarda-chuva de estímulo a solulções de mobilidade Porto Leve, do Porto Digital.
A abertura também significará expansão. Mais duas estações de compartilhamento vão ser criadas e as três existentes serão disponibilizadas para a sociedade. Hoje, essas estações estão localizadas na área interna de prédios do Porto Digital, geralmente nos estacionamentos. Com a mudança, serão transferidas para a área externa desse imóveis.
A operacionalização do cadastramento ainda será detalhado pelo Porto Digital e a Serttel, parceira no projeto. O que foi adiantado nesta quarta-feira (5/8) pelo presidente da empresa, Ângelo Leite, e pela gerente do projeto Porto Leve, Cidinha Gouveia, durante o seminário PE no Clima, realizado desde terça-feira no RioMar Shopping, é que um local será definido em breve para a realização do cadastramento.
Os cadastros serão submetidos a uma aprovação e o que estimulamos são viagens de até 30 minutos. Embora as baterias tenham autonomia para até 120 km, a proposta são viagens curtas, exatamente para promover o compartilhamento do carro”
Cidinha Gouveia, do Projeto Porto Leve
As pessoas terão que apresentar um cartão de crédito válido, comprovante de residência, dados pessoais e a carteira nacional de habilitação (CNH). Para usar os veículos elétricos é preciso pagar uma mensalidade de R$ 30 e, a cada viagem, R$ 20. Se o motorista conseguir uma carona, que também precisa estar cadastrada no sistema, esse valor é dividido. Caso ele não consiga um passageiro para acompanhá-lo, só o fato de sugerir a carona já garante um desconto de R$ 10.
“Enfrentamos dificuldades para conseguir um seguro para o veículo e não queríamos abrir o uso para a população sem esse cuidado porque são veículos caros. Conseguimos resolver parcialmente o problema e decidimos fazer a expansão. Os veículos são rastreados o tempo todo. Lembrando que os cadastros serão submetidos a uma aprovação e que estimulamos viagens de até 30 minutos. Embora as baterias tenham autonomia para até 120 km, a proposta são viagens curtas, exatamente para promover o compartilhamento do carro”, explica Cidinha Gouveia.
Confira vídeo feito pelo JC em dezembro/2014, quando o carsharing elétrico foi lançado:
VEJA A LOCALIZAÇÃO DAS ESTAÇÕES:
EM OPERAÇÂO:
1) Praça Tiradentes, Bairro do Recife
A estação está localizada no estacionamento do Cesar/Porto Digital e será colocada na praça
2) Prédio do Porto Digital, Bairro do Recife
Acontecerá o mesmo. Estação está no estacionamento e será transferida para a rua
3) Rua Capitão Lima
O mesmo. Sairá do estacionamento de um prédio do Porto Digital para a rua
NOVAS ESTAÇÕES:
4) Praça do Derby – Com a proposta de estimular o uso integrado com o transporte público, principalmente o BRT (Bus Rapid Transit)
5) Casa da Cultura – Com a mesma proposta, dessa vez de integração com o metrô pela Estação Recife
VANTAGENS DO CARSHARING:
* 1 CARRO CARRO COMPARTILHADO PODE TIRAR OUTROS 13 DA RUA
* 1 CARRO PARA SER MANTIDO GASTA 1/3 DO SEU VALOR
* EM 3 ANOS SE GASTA O EQUIVALENTE A UM CARRO NOVO
* NO BRASIL, 80% DOS CARROS VIAJAM MENOS DE 60 MINUTOS POR DIA
* O COMPARTILHAMENTO DE CARROS AJUDOU A REDUZIR EM MAIS DE 500 MIL TONELADAS A EMISSÃO DE CO2
* 5,2 VIAGENS, EM MÉDIA, SÃO FEITAS PELOS CARROS ELÉTRICOS DO PORTO LEVE
* 15 MINUTOS É O TEMPO, EM MÉDIA, DE DURAÇÃO DAS VIAGENS
* 840 VIAGENS FORAM REALIZADAS NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE OPERAÇÃO
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