Os holofotes voltaram-se nesta noite de quinta (23), na sede da Academia Pernambucana de Letras, para a posse do escritor José Nivaldo Junior, que se tornou o novo membro da APL, ocupando a cadeira de número 34, antes pertencente a Milton Lins. A solenidade foi muito prestigiada pelo mundo literário do Estado, inclusive algumas figuras políticas, como o ex-governador de Pernambuco João Lyra Net, o ex-secretário da Casa Civil Ricardo Leitão, e o deputado estadual Silvio Costa Filho. Marcando presença também a acadêmica Lecticia Cavalcanti, que entregou o colar acadêmico a José Nivaldo Junior, além da editora-geral desta Folha, Patrícia Raposo.
Ao RJ o autor de “Maquiavem, o poder”, “O Julgamento de Deus” e “O Atestado da Donzela2”, contou que se sentia “pleno” com a entrada na APL, já que era um desejo dos amigos que sempre insistia para se candidatar à vaga após a morte do acadêmico Milton Lins. “Sigo o legado do meu pai e por isso a perspectiva da minha posse já existia. Nós (o pai e Milton) tínhamos uma ligação muito estreita, e por isso se transformou numa candidatura única”, ressaltou.
Nivaldo disse ainda que está se sentindo “em casa” no meio de tantos figurões da literatura uma vez que desde a infância frequentava a casa de pensadores como Raquel de Queiroz, os irmãos Condé, Ariano Suassuna…
O evento, só para convidados, contou com dupla de cavaquinhos para animar a noite, além de três lindas tortas em formato de livro, feitas por Maria Carmem Eloi, alusivas às obras do escritor. Para compor à mesa, nomes como a ex-desembargadora Margarida cantarelli, Joezil Barros, Marcus Vilação, a presidente da APL, Fátima Quintas (que conduziu a cerimônia) e Edvaldo Cajá. O RJ mostra quem passou por lá: