Editor da “Época” media debate sobre intervenção urbana durante Fórum

Nesta terça-feira (21/7), o jornalista Marcelo Moura, editor da Época premiado por reportagens sobre mobilidade, mediou um debate com os arquitetos Gustavo Penna, Jaime Lerner e Alejandro Aravena sobre intervenção urbana, no Vivo Rio, junto ao Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro (RJ). O evento ocorre às 11h, durante o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo.
Desde o fim da década de 1970, cidades como Santiago, Curitiba, Rio de Janeiro e Paris reduziram o espaço destinado aos carros, em vez de apenas abrir e alargar pistas. O ponto alto da iniciativa é a interdição da região da Times Square, em Nova York, iniciado em 2013, com conclusão prevista para este ano.
Crédito:Divulgação
Evento traz conferências dos ganhadores do Pritzker – prêmio máximo da arquitetura
À IMPRENSA, Moura explicou que a ideia da discussão, focada no fechamento de vias nas cidades para abrir espaço a outras ações, como as ciclovias, nasce da pergunta que separa opiniões favoráveis e contrárias sobre a iniciativa. Segundo ele, muitas pessoas concordam com a intervenção sustentável, mas acreditam que há prioridades, o que dá vida ao debate.
“A discussão nasce casada a um seminário de arquitetura e urbanismo e se torna um ciclo completo. Desde a apresentação de ideias, o confronto delas e a aplicação. Ele força o surgimento de novos pensamentos, que levam à inovação”, reforça.

Para ele, a imprensa é observadora, mas, em muitas vezes, não apresenta sugestões reflexivas. “O debate acaba por testar os argumentos, mostrar as portas de concordância e discordância numa ciência muito aberta. É um orgulho muito grande poder participar e tentar a ajudar a produzir alguma coisa”, acrescenta.
O encontro
“Debates & Provocações” no MAM é um debate promovido pela revista, em parceria com o Rio Academy, organizador do “Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo”, seminário que acontece de 20 a 26 de julho no MAM, com o tema “O futuro das grandes cidades em países emergentes”.
O evento traz conferências dos ganhadores do Pritzker – prêmio máximo da arquitetura – Paulo Mendes da Rocha e Christian de Portzamparc, além de especialistas como Lerner, Aravena, Reinier de Graaf, Mazzanti, Kai-Uwe Bergman, Carol Bueno e Grégory Bousquet.
A partir da próxima quarta-feira (22/7), o seminário se desdobra em Workshops nos quais arquitetos vão propor soluções para a cidade do Rio de Janeiro (RJ). Acompanhe a programação completa por meio do site.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *