América vira Imóvel Especial de Preservação

O Recife ganhou, hoje, mais um Imóvel Especial de Preservação (IEP). O prefeito Geraldo Júlio (PSB) assinou o decreto que classifica a sede do América Futebol Clube, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, como IEP. O imóvel se junta a outros 104 locais que também passaram a ser áreas de preservação do início da gestão, em 2013, até hoje. O objetivo é valorizar a diversidade espacial e cultural da cidade a partir das suas diferentes paisagens formadas pelo patrimônio natural e construído, elementos que fazem parte da identidade do Recife.

“A sede do América possui uma vida toda especial, não só pela arquitetura e a forma como foi projetada, mas pela vida que teve em várias décadas. E agora o América tem futuro também. Com este ato, a gente preserva a história e constrói um futuro melhor para a cidade”, disse o prefeito Geraldo Julio.

O trabalho técnico que indicou o imóvel foi realizado pela equipe da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), órgão ligado à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife. A assinatura do documento formaliza a decisão, aprovada por unanimidade, na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), realizada na última quinta-feira. O América Futebol Clube completou 100 anos em 2014 e faz parte da história do futebol pernambucano.

“Você pegar um imóvel como o do América e transformar em IEP, você está mostrando à cidade uma decisão importante de que para se ter futuro, tem que ter compromisso com o seu passado também. Nós estamos fazendo uma inversão do modelo de desenvolvimento que o Recife teve nas últimas décadas”, acrescentou o prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *