São Lourenço pode abrigar Usina Elétrica

Do Blog da Folha

O município de São Lourenço da Mata poderá abrigar futuramente uma usina elétrica. A proposta é criar uma unidade industrial para produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) via processamento de resíduos sólidos urbanos, e uma usina termogeradora de energia elétrica. O prefeito Ettore Labanca (PSB) assinou o termo legal dando autorização para a Companhia Brasileira de Engenharia Participações e Negócios S/A (COBRAPAR) iniciar os estudos sobre a viabilidade técnica, econômica, jurídico-institucional e de formatação do projeto. A empresa tem um prazo de 120 dias para apresentar a proposta, que seria efetivada por meio de Parceria Público Privada (PPP).

O estudo será custeado pela própria empresa, e ainda vai incluir os municípios de Camaragibe, Paudalho, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Recife, que poderão ser parceiros na utilização do empreendimento.

A proposta tinha sido apresentada ao vice-governador Raul Henry (PMDB), responsável pelas PPPs estaduais, e ao Secretário das Cidades, André de Paula. “Com essa proposta, as prefeituras deverão pagar mais barato pelo depósito do lixo (valor da tonelada) e, mais importante do que isso, iremos garantir o tratamento dos resíduos, que em sua maioria são depositados em lixões sem os devidos cuidados. Mas para isso precisamos do apoio de todos os municípios”, destacou Labanca.

Para a empresa, Labanca também solicitou um estudo detalhado do impacto ambiental, sobretudo ao que se refere ao lençol freático, e a criação de uma Central de Triagem de Catadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *