Jarbas cobra explicações do Governo

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB), que é membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, protocolou, ontem, solicitações de informações aos Ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rabelo, sobre o tratado binacional entre Brasil e Ucrânia e a Empresa Binacional Alcântara Cyclone Space – ACS.

O tratado existe desde 2005 e está relacionado à construção de um lançador de satélites comerciais – o Cyclone 4 – na base de Alcântara, no Maranhão. As obras, porém, estão paralisadas no local há um ano por falta de verba. A estimativa é que o projeto já consumiu dos cofres públicos brasileiros R$477 milhões. “Considerando o montante investido e o impacto que esse projeto teria no desenvolvimento nas regiões Norte e Nordeste, o Governo precisa explicar se o acordo entre os países será mesmo rompido e as consequências disso”, questiona o deputado.

Pelo acordo assinado entre os dois Países, a Ucrânia se responsabilizaria pela construção do foguete lançador de satélites e o Brasil se encarregaria de preparar a base para o seu lançamento. No entanto, o que era pra ser essa base hoje ainda é um canteiro de obras localizado em uma área cedida pela Aeronáutica no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). “O que será feito com o que já está construído? Como será feito o destrato? São questões que precisam de respostas. Por enquanto,  estamos sem saber de nada. Não há qualquer posicionamento do Governo Federal. Só o silêncio”, explica Jarbas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *