O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou, em nota, os insultos recebidos no Hospital Albert Einstein, quando dali foi expulso aos gritos de ‘vai pro SUS’, com a participação de médicos da instituição que atende pacientes da previdência. Mantega acompanhava sua espoosa, que faz tratamento de um câncer há dois anos. O hospital distribuiu ontem nota sobre o incidente:
O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o ex-Ministro Guido Mantega esteve nessa Instituição no dia de ontem como visitante. Como Instituição, o Hospital recebe igualmente a todos, pacientes ou não, rechaça qualquer atitude de intolerância e lamenta o fato ocorrido em seu ambiente.
Leia abaixo a nota de Mantega distribuida hoje:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Com a finalidade de elucidar algumas notícias deturpadas a respeito da visita que fiz a um amigo que se encontra hospitalizado no Hospital Albert Einstein, na quinta-feira passada, dia 19 de fevereiro, venho a público esclarecer os fatos.
Em primeiro lugar. não fui expulso do hospital, como alguns órgãos de imprensa noticiaram, nem houve participação do corpo médico, como foi insinuado. A nota do próprio Hospital Albert Einstein é esclarecedora nesse sentido.
O que houve foi uma agressão verbal de uma senhora visivelmente exaltada na cafeteria do Einstein, junto com manifestações isoladas de algumas pessoas que assistiam a cena. A senhora logo se retirou e eu e minha mulher, Eliane Berger, fizemos a visita ao amigo, como estava previsto.
Esta foi a primeira vez que me deparei com um episódio desse tipo. Reitero minha indignação com o fato, principalmente por ter ocorrido em um ambiente hospitalar.
Quero agradecer as diversas manifestações de apoio e solidariedade que tenho recebido desde que o episódio veio a público e dizer que minha vida sempre foi pautada pela defesa da democracia e da liberdade de expressão.