Em audiência com o governador Paulo Câmara, o prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), e o secretário municipal de Infraestrutura, Tiago Magalhães de Medeiros, apresentaram um projeto fracionado de duplicação da PE-01, mais conhecida como Avenida Governador Carlos Gueiros Leite, um dos principais gargalos do transito da Região Metropolitana.
No projeto inicial, a duplicação desta avenida contemplava todos os 14 km da extensão da via. Mas, segundo estudos da Secretaria de Infraestrutura de Paulista, se fracionar o projeto, fazendo a requalificação por partes, realizando neste primeiro momento, 5Km de duplicação, no trecho compreendido entre a ponte do Janga até a entrada do Conjunto Beira Mar, resolve 90% dos problemas de engarrafamentos na área.
Segundo Tiago, com o aumento significativo de carros que trafegam na PE 01, “hoje está mais cansativo para o motorista chegar ao destino do que trabalhar. Por isso precisamos correr com alternativas de ir duplicando por trechos e desafogando o transito aos poucos”.
A proposta foi bem recebida pelo governador, que autorizou a contratação do projeto executivo da duplicação neste trecho. “Tudo o que depender do Governo, será garantido, pois estamos cientes do sofrimento de quem tem que usar esta avenida e está duplicação é um compromisso que assumimos com a população do Paulista”, concluiu Câmara.
A expectativa é que a empresa contratada entregue o projeto executivo em 60 dias, quando a prefeitura estará apta a lançar o processo licitatório para a execução da obra, que deve transcorrer com celeridade, já que não existe necessidade de desapropriação na área. Depois de concluída a duplicação, a Carlos Gueiros Leite ficará com 14 metros de largura.