Atenção, colônia portuguesa em Pernambuco: no próximo domingo, às 19 horas, no Teatro Santo Isabel, uma noite imperdível para reviver Amália Rodrigues, a diva do fado, na voz da cantora Maria Dapaz. Comemorando os 95 anos da artista portuguesa, Maria Dapaz, com sotaque brasileiro, interpreta Amália num espetáculo acústico de arrepiar, com o seu violão e Mahatma Costa no acordeom. Maria Dapaz canta Amália Rodrigues dentro da programação do 21º Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco: Janeiro de Grandes Espetáculos. O show traz os principais sucessos da cantora portuguesa com arranjos suaves, ressaltando as influências da música cigana e moura, dando uma nova cor e mais leveza a esse gênero musical. O que é o fado? Trata-se de um estilo musical português, cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa. O fado foi elevado à categoria de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO numa declaração aprovada no VI Comitê Intergovernamental desta organização internacional, realizado em Bali, na Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011.
QUEM É AMÁLIA RODRIGUES? Amália Rodrigues foi uma fadista, cantora e atriz portuguesa, considerada por muitos a supremacia do fado, comumente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este gênero musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Manuel Alegre e Alexandre O’Neill. Rodrigues falava e cantava em castelhano, francês, italiano e inglês. Até a sua morte, em outubro de 1999, 170 álbuns haviam sido editados com seu nome em 30 países, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo, número três vezes maior que a população de Portugal.
SERVIÇO Show “A arte de Amália Rodrigues por Maria Dapaz e Mahatma Costa Data: próximo domingo, dia 18 Local: Teatro Santo Isabel Horário: 19 horas Preços: Inteira: R$ 40 e meia R$ 20 Compras pela net no site www.compreingressos.com |