Zuenir Ventura é eleito imortal da ABL como sucessor de Ariano Suassuna

Na tarde desta quinta-feira (30/10), o jornalista e escritor Zuenir Ventura foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O acadêmico ocupará a Cadeira 32, que pertencia a Ariano Suassuna, morto em julho deste ano.
Crédito:Divulgação
Zuenir Ventura ocupa a cadeira que era de Ariano Suassuna na ABL
Segundo G1, aos 83 anos, Ventura recebeu 35 votos e foi escolhido para a ABL logo na primeira votação. Olga Savary e o poeta Thiago de Mello, que concorriam à mesma vaga, receberam um voto cada.
Já ocuparam a Cadeira 32, que tem como patrono Araújo Porto-Alegre), Carlos de Laet, Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy camargo, Genolino Amado e Ariano Suassuna.
Carreira
Zuenir Ventura é jornalista, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Desenho Industrial, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Iniciou a carreira no jornalismo como arquivista, em 1956. No início da década de 1960, ganhou uma bolsa de estudos para o Centro de Formação dos Jornalistas de Paris.
Teve passagens por veículos como Correio da Manhã, revista Fatos & Fotos, O Cruzeiro, revistaVisão-Rio, Veja, IstoÉ, a revista Domingo – do Jornal do Brasil.
Seu livro de maior sucesso é “1968 – o ano que não terminou”, cujas 48 edições já venderam mais de 400 mil exemplares. A obra inspirou a minissérie “Os anos rebeldes”, da TV Globo.
Já ganhou os prêmios Esso de Jornalismo e Prêmio Vladimir Herzog. Atualmente, é colunista do jornal O Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *