Suspeita de ebola é descartada em Foz do Iguaçu

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, descartou a suspeita de ebola em um paciente que procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

De acordo com Sezifredo Paz, superintendente regional de saúde do Paraná, a primeira informação divulgada era a que um brasileiro de 22 anos, com sintomas de febre, náuseas e icterícia, tinha retornado há poucos dias de Serra Leoa, uma das nações da África Ocidental com mais casos de contaminações e mortes por ebola.Por isso, o protocolo de suspeita de ebola foi inicialmente acionado pelos profissionais de saúde. Ele consiste no isolamento do paciente e de todos que tiveram contato com ele.

No entanto, segundo Paz, a informação não foi confirmada e, mais tarde, verificou-se que o jovem não teve passagem por nenhum país africano. Os documentos analisados comprovaram que o suspeito de ter ebola tinha viajado para China, Dubai, Líbano e Itália – nenhuma dessas localidades foi afetada pela epidemia do vírus.

A UPA foi temporariamente fechada e o paciente isolado, mas como o caso foi oficialmente descartado para ebola, o local foi reaberto, de acordo com nota da Secretaria Estadual da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *