Por Belisa Parente
Da Folha de Pernambuco 

 

O jatinho do candidato Aécio Neves (PSDB) aterrissou a pouco no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, onde foi recebido por uma banda de frevo e inúmeros representantes das suas alianças políticas, entre eles, Joaquim Francisco (PSB), Paulo Câmara (PSB), o prefeito Geraldo Julio, o governador João Lyra (PSB), Fernando Bezerra Coelho (PSB), Jarbas Vasconcelos (PMDB) e militantes com as cores do partido.

“Essa é a arrancada de Aécio para que ele ganhe em Pernambuco. Temos a informação de que no interior do Estado, onde o Bolsa Família tem mais influência, as pessoas que votavam em Marina estão migrando para Aécio”, comemora a deputada estadual e segunda vice-presidente do PSDB no Estado, Terezinha Nunes, vestida com o slogan ‘Todas com a mudança’.

A vinda de Aécio tem o intuito de solidificar a sua presença no Nordeste, especialmente em Pernambuco, o maior colégio eleitoral de Marina Silva. Ele confirma no saguão do aeroporto com a breve fala: “Essa visita é muito importante, emblemática”. Em seguida, o presidenciável recebe as reivindicações de representantes de movimentos sociais no Recife Praia Hotel, na Avenida Boa Viagem.

A coletiva de imprensa começará por volta das 12h, no Clube Internacional do Recife. Cerca de 500 mulheres do PSDB recepcionarão o senador no Clube Internacional. O grupo intitulado “Todas com Aécio”, com representantes de legendas como o PSB, PV, DEM, PMDB, PPS e PR, promete mobilizar as mulheres ligadas à legenda de todo Estado, através do uso de telefone e dos meios tecnológicos.

Depois o tucano se reúne com as lideranças políticas que integram a Frente Popular, juntamente com o governador eleito, Paulo Câmara (PSB). De lá, se dirige à casa da viúva de Eduardo Campos, Renata, para conversar sobre o seu apoio no Recife. Após o almoço, segue para o comício em Sirinhaém, no Agreste do Estado, cidade onde Marina Silva teve o maior percentual de votos no Brasil: 74,19%.

Entre as principais propostas do candidato para o Estado, incluídas no Plano Nordeste Forte, está a implantação do Programa Poupança Jovem Brasil, no qual o estudante de escola pública receberá o valor de R$ 1 mil a cada ano do ensino médio para sacar no final dos três anos. O intuito é ajudá-los a ampliar as oportunidades no ensino superior ou no início da carreira profissional. Mais o incentivo aos investimentos privados para a modernização de complexos portuários, investimento em infraestrutura turística e redução em 30% das taxas de homicídio no Nordeste.