Ação da Cidadania Pernambuco Solidário fará homenagem ao sociólogo Herbert de Souza,o Betinho, na manhã deste sábado, no Parque da Jaqueira

O Parque da Jaqueira, na zona norte do Recife, será o palco do primeiro “Balonaço Solidário”, na manhã deste sábado, dia 9 de agosto (a partir das 10h), em homenagem ao sociólogo e criador nacional movimento de cidadãos, Herbert de Souza, o Betinho.

Nesta data, há exatos 17 anos, morreu, no Rio de Janeiro, deixando como herança uma nova postura e um novo conceito de para o exercício da  “cidadania”, da “ética”, da “política” e da “solidariedade”.

Voluntários da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, junto com artistas populares convidados, vão se reunir diante da Capela da Jaqueira. Eles distribuirão balões de gás ao público, junto com mensagens alusivas ao homenageado. Todos serão convidados a fazerem doações de alimentos não perecíveis, e refletirem sobre a importância do poder da consciência do cidadão para melhorar a sociedade.

Um posto de arrecadação de donativos fica instalado diante da Capela da Jaqueira todos os sábados e domingos, numa parceria com o Movimento de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG).

O evento será o primeiro de uma série de atos que a Ação da Cidadania Pernambuco Solidário vai promover ao longo do mês de agosto. Além de Betinho, também será homenageado ao longo do mês, o maior incentivador da Ação da Cidadania no Estado, Dom Helder Câmara, que morreu em agosto de 1999, será o tema de outras edições do “Balonaço Solidário”. Dom Helder já havia criado a campanha “Ano 2000 Sem Miséria” ainda na década de 1980.

Herbert de Souza, o Betinho, irmão do “Cartunista das Diretas”, Henfil, criou em 1993 o movimento nacional da Ação da Cidadania. A primeira grande mobilização foi a campanha Natal Sem Fome, o maior mutirão de recolhimento de doações, em mutirões de cidadãos comuns, de forma permanente do Planeta. Betinho percorreu o País difundindo a mobilização. O movimento continua ativo em mais de 20 estados ao logo das últimas duas décadas.

Atualmente a Ação da Cidadania Pernambuco Solidário tem sua sede no Parque de Exposições do Cordeiro, na Avenida Caxangá, onde recebe e repassa donativos de forma permanente, numa ação educativa de consciência cidadã. Além da sede, as doações podem ser feitas no Parque da Jaqueira (sábados e domingos) e, na Estação Recife do Metrô (de segunda a sexta).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *