Gaza em Buenos Aires, Jerusalém em São Paulo

  Por Vitor Hugo Soares

Duas imagens de inegáveis relevo e simbolismo de poder (sob óticas do jornalismo, comunicação e propaganda) e de efeito político (e eleitoral) imponderável, marcaram, no Brasil e na Argentina, a quinta-feira, 31, da passagem de julho para agosto.

Na que vem de Buenos Aires, a presidente Cristina Kirchner fala, em cadeia nacional de Televisão e Rádio, para um país de 40 milhões de habitantes em transe outra vez, à beira de outra moratória da dívida contraída com poderosas corporações do dinheiro e dos negócios, que não costumam passar a mão na cabeça de ninguém quando o assunto é grana ou juros.

A imagem distribuída de São Paulo, em noite da inauguração do monumental Templo de Salomão (no famoso bairro do Brás, na capital paulistana, às margens dos rios Pinheiro e Tietê, transformado em mini-extensão de Jerusalém), é também significativa.

A presidente petista Dilma Rousseff, em campanha de reeleição, escuta reverente o bispo Edir Macedo, principal líder religioso da igreja evangélica Universal do Reino de Deus.

Encontro de conteúdo e resultados imponderáveis de imediato, mas de polêmica garantida, que já está no ar.

A Argentina está diante de nova crise financeira, social e política sem tamanho.

O dragão da maldade que periodicamente inferniza “los hermanos” parece já ter desembarcado por lá. Começa a tomar conta do vizinho à beira do Rio da Prata. Assombrado por fantasmas chamados de “fundos abutres” e outros “inimigos” externos.

Agora, os fantasmas e inimigos “de la fuera” não residem mais na Londres da falecida Margareth Teatcher, mas nos Estados Unidos, de Barack Obama.

Neste caso cavernoso, porém, principalmente do juiz federal Thomas Griesa, um magistrado sisudo e aparentemente de maus bofes, destes que parecem saídos de um filme de suspense de Hollywood, ou das páginas de romance ou conto de Dickens, que faziam crianças britânicas e do mundo inteiro tremerem de pavor.

 

Leia a integra em Gaza em Buenos Aires, Jerusalém em São Paulo

 

Dilma Rousseff e Cristina Kirchner – Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

 

Vitor Hugo Soares é jornalista, editor do site blog Bahia em Pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *