Em passagem por Araripina, neste sábado (26), o senador Armando Monteiro Neto (PTB), candidato ao Governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, subscreveu o apoio a dois documentos que reforçam a construção do Canal do Sertão e da Adutora do Oeste. As obras devem solucionar o problema de abastecimento de água para a produção agrícola e consumo humano nas regiões do Sertão do Araripe e do São Francisco. Os pedidos também foram endossados pelo senador Humberto Costa (PT).

Um dos documentos solicita à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a nomeação de servidores públicos para prestar conta do andamento do cronograma do Canal do Sertão. A ideia é que os funcionários do Governo Federal façam um balanço da execução da obra aos moradores da região do Araripe e São Francisco.

O outro pedido solicita uma modificação no projeto original da Adutora do Oeste para a construção de um acesso irrigado para a zona rural para moradores do Sertão do Araripe. A benfeitoria poderá significar maior vazão de água para a população, que terá o volume de água quadruplicado, passando para dois metros cúbicos.

Ainda em Araripina, Armando Monteiro Neto participou de inauguração de comitê de campanha da candidata a deputada estadual Socorro Pimentel, ao lado do deputado estadual Raimundo Pimentel (PSB), do senador Humberto Costa (PT) e de lideranças do Sertão do Araripe e do Pajeú.

Na ocasião, Socorro Pimentel solicitou diversas providências para os municípios do Sertão do Araripe e do Pajeú. Entre os pleitos, a construção de hospitais especializados na região, uma unidade do Instituto de Medicina Legal (IML), um campus da Universidade de Pernambuco (UPE), além de um olhar especial para as cadeias produtivas da localidade.

“Quando o senhor chegar ao governo, peço que cuide das pessoas do Araripe e do Pajeú. Um governador só é bom o suficiente quando não apenas constrói obras de cimento e tijolo, mas quando cuida de pessoas de carne e osso. É a esse governador que quero estar junto na Assembleia Legislativa”, afirmou a candidata, que também apoiará Joao Paulo (PT) para o Senado e a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Armando Monteiro Neto, por sua vez, afirmou que sua candidatura oferece o compromisso de interiorizar o desenvolvimento social e econômico para todas as regiões de Pernambuco. “O Estado tem que ter a força para inverter essa tendência que tem se traduzido no descompasso inaceitável”, ponderou. “Tenho certeza que vamos caminhar juntos para construir um futuro que será melhor para Pernambuco”, acrescentou.

Apoios – Na passagem por Araripina, o senador petebista também recebeu o apoio do médico Aluízio Coelho (PMDB) que pretendia se candidatar a deputado estadual mas teve a legenda negada pela Frente Popular. O peemedebista, que reside em Araripina há cinco anos, declarou voto fechado em Armando para o governo, João Paulo (PT) para o Senado e na reeleição da presidente Dilma (PT). Ele aproveitou o ato para também anunciar que votará em Silvio Costa Filho (PTB) para deputado estadual e em Adalberto Cavalcanti (PTB) para deputado federal. O peemedebista aproveitou a passagem de Armando para solicitar a implantação de um campus da Universidade de Pernambuco (UPE) na região do Araripe.