Sebastião Salgado completa 70 anos

(Crédito da imagem: Taschen)

Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo, completa hoje 70 anos de idade. Suas imagens marcantes de trabalhadores e refugiados rodaram o mundo todo, evidenciando a dignidade do homem em um cotidiano muitas vezes escondido da sociedade — ou ignorado por ela. Nascido em Aimorés, Minas Gerais, sua carreira como fotógrafo começou na França, onde vive desde 1973. Não demorou muito para se destacar no fotojornalismo, fazendo parte das agências Sygma, Gamma e, a partir de 1979, da Magnum. Pelos seus trabalhos, já recebeu os prêmios mais importantes concedidos ao fotojornalismo, entre eles o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, oferecido pelo International Center of Photography de Nova York, e o Grand Prix da Cidade de Paris.

Entre suas principais obras estão Outras Américas, onde registrou as condições de vida de pessoas pobres da América Latina; Trabalhadores, em que fotografou a rotina de produção de trabalhadores manuais; e Terra, retratos das condições de vida dos trabalhadores rurais sem-terra do Brasil. Em 2013, depois de oito anos de reportagens, Salgado expôs pela primeira vez o celebrado Projeto Gênesis, que deu origem ao livro de mesmo nome, uma jornada fotográfica por lugares intocados, onde o homem convive em harmonia com a natureza.

Sebastião Salgado rodou o mundo buscando imagens que representassem a vida do homem comum e suas dificuldades. Apesar de suas imagens serem reconhecidas em todos os lugares, sua história pessoal, suas raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico ainda não são de conhecimento do público. Mas agora, aos 70 anos de idade, poderemos conhecer quem é Sebastião Salgado. Na autobiografia Da minha terra à Terra, seu talento como narrador surpreende. Um homem que sabe como poucos combinar militância, profissionalismo, talento e generosidade. No livro, o fotógrafo fala de suas viagens, de sua família, de seu amor pela fotografia, relembrando histórias de suas fotorreportagens realizadas em mais de cem países. Mais do que um fotojornalista, Sebastião Salgado é um apaixonado pela vida e pelo mundo, e capta de maneira singular aquilo que vê.

“A única verdade é que a fotografia é minha vida. Todas as minhas fotos correspondem a momentos intensamente vividos por mim. Todas elas existem porque a vida, a minha vida, me levou até elas. Porque dentro de mim havia uma raiva que me levou àquele lugar. Às vezes fui guiado por uma ideologia, outras, simplesmente pela curiosidade ou pela vontade de estar em dado local. Minha fotografia não é nada objetiva. Como todos os fotógrafos, fotografo em função de mim mesmo, daquilo que me passa pela cabeça, daquilo que estou vivendo e pensando.”

Da minha terra à Terra será lançado no início de março pela Editora Paralela, e já está em pré-venda.

fonte:blogdacompanhia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *