Flipo leva literatura a Porto de Galinhas

Entre os dias 12 e 15 de setembro, a cidade de Ipojuca vai receber a Festa Literária Internacional do Ipojuca (Flipo). De acordo com Alexandre Santos que juntamente com Eduardo Côrtes, são curadores do evento, a ideia da Flipo surgiu dos reclamos da comunidade de Porto de Galinhas e de toda Ipojuca para que o município voltasse a ter uma atividade literária.

A curadoria seguiu duas vertentes. A primeira diz respeito ao homenageado, Vinicius de Moraes que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo mês de outubro. “Isso vai orientar uma mesa importante do evento que vai tratar de poesia e música. Para ela, já estão confirmados nomes de envergadura como José Teles e Adelson Luna”, comenta o curador.

A segunda é o seu tema: Livro no século 21. “Nós vamos abrir a festa com esse debate. Na realidade, a nossa ideia é criar um ambiente propício para discutir essa polêmica em voga. Acho importante esse debate para que os amantes da literatura e do livro saibam que há espaço para todos, para o livro convencional e para o e-book. As novas mídias chegam para somar. A literatura sempre existirá independentemente da mídia.”

Antonio Campos será uma das grandes atrações nessa área falando sobre o impacto das novas mídias nos livros.

A abertura do evento acontece na noite da quinta-feira, às 19h, na Praça das Piscinas Naturais, em Porto de Galinhas, com a participação do prefeito Carlos Santana (PSDB). Após as formalidades, que incluem o lançamento de selo comemorativo pelos Correios, acontecerá a palestra de abertura com o professor e escritor francês Alain Barbier, no salão de convenções do Restaurante Peixe na Telha, cujo tema será “Conceitos Filosóficos do Panteísmo”.

Além da programação principal no Centro de Convenções do Restaurante Peixe na Telha, vão acontecer várias atividades culturais na rua. O palco e a tenda montados na Praça das Piscinas Naturais vai receber a programação infantil, o sarau literário e musical e toda sorte de atividades culturais. À noite, o microfone do palco da Praça das Piscinas Naturais ficará aberto para poetas e músicos que queiram mostrar a sua arte.

Durante todo o dia, a trupe liderada pela atriz e poeta Bernadete Bruto percorrerá as ruas da vila com performances poéticas, chamando atenção para a importância da literatura na vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.