Sentimento econômico melhora em maio na zona do euro

Ao passar de 88,6 para 89,4 pontos, o índice de sentimento econômico dá esperanças de que a região comece a se recuperar este ano

 

Imagem ilustrativa contendo a moeda de euro sobre o mapa da Europa

O Produto Interno Bruto (PIB) da eurozona contraiu 0,2% no 1º trimestre de 2013 (Kai Pfaffenbach/Reuters)

O sentimento econômico na zona do euro melhorou mais do que o esperado em maio, conforme dados divulgados nesta quinta-feira pela Comissão Europeia. O índice de sentimento econômico subiu de 88,6 para 89,4 pontos entre abril e maio, dando esperança de que a Europa comece a se recuperar neste ano. Economistas esperavam um aumento para 89 pontos.

A confiança melhorou nas cinco maiores economias da zona do euro – Alemanha, França, Itália, Espanha e Holanda – em todos os setores, com exceção de construção civil. A maior economia do bloco, a Alemanha, da qual se espera uma aceleração no crescimento no segundo trimestre deste ano, viu um aumento de 0,6 ponto no sentimento econômico, enquanto a França, que está em recessão, registrou um crescimento de 0,9 ponto.

O Banco Central Europeu (BCE) cortou a taxa básica de juros do bloco neste mês para um novo recorde de baixa (0,5% ao ano) e disse que a zona do euro estava mais estável do que há um ano, mas ressaltou que as condições econômicas desafiadoras permanecem e que os governos devem seguir com suas reformas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *