O Reino Unido aprovou uma lei que permite que conteúdos multimídia anônimos sejam comercializados. Esse marco, conhecido como Enterprise and Regulatory Reform (Reforma Regulatória de Empreendimentos, tradução literal), permite que empresas, após uma busca pelo autor, comercializem conteúdos multimídia de autoria desconhecida.
Segundo O Globo, Associação Britânica de Fotojornalistas criticou a lei afirmando que ela abre caminho para a impunidade da comercialização irregular de conteúdos e teme que surja uma indústria especializada em aproveitar imagens sem pagar aos autores. A Associação prepara uma carta a ser entregue ao governo britânico com os malefícios da lei.O governo do Reino Unido acredita que a lei vai ajudar a tratar de modo eficiente a questão da propriedade intelectual e “ancorar a indústria cultural” no país. Para regular o mercado e confirmar se uma empresa fez uma pesquisa adequada para buscar o autor de algum conteúdo, uma instituição independente deve ser criada. Seria também exigido o pagamento de uma “taxa de mercado”, caso alguém apareça e reivindique autoria sobre o conteúdo.
Segundo O Globo, Associação Britânica de Fotojornalistas criticou a lei afirmando que ela abre caminho para a impunidade da comercialização irregular de conteúdos e teme que surja uma indústria especializada em aproveitar imagens sem pagar aos autores. A Associação prepara uma carta a ser entregue ao governo britânico com os malefícios da lei.O governo do Reino Unido acredita que a lei vai ajudar a tratar de modo eficiente a questão da propriedade intelectual e “ancorar a indústria cultural” no país. Para regular o mercado e confirmar se uma empresa fez uma pesquisa adequada para buscar o autor de algum conteúdo, uma instituição independente deve ser criada. Seria também exigido o pagamento de uma “taxa de mercado”, caso alguém apareça e reivindique autoria sobre o conteúdo.