“Com as redes sociais os jornalistas saíram do encastelamento”, diz Cynara Menezes

A jornalista e blogueira Cynara Menezes, vencedora do Troféu Mulher IMPRENSA na categoria “Jornalista de Mídias Sociais”, resume em uma frase sua sensação ao ser reconhecida pelos internautas: “sair do encastelamento”. Em seu discurso ao receber o prêmio, a jornalista deu ênfase à importância das redes sociais em seu trabalho.

Alf Ribeiro
Para Cynara, sair do encastelamento e deixar os muros institucionais da redação significa ter acesso direto aos leitores. “Antes, quando eu não tinha o blog e estava somente na redação, o máximo que tinha era acesso às cartas dos leitores”.
Seu blog, o “Socialista Morena” é um espaço em que ela se diz totalmente livre. No site, a jornalista não tem só o retorno do público, mas interage, debate, provoca e exclui. Sim, ela admite que exclui seguidores. A única condição para que isso aconteça é se algum leitor ofender ou causar violência em seus comentários.
Conhecida por sua posição assumidamente de esquerda, Cynara passou pelas principais redações do país, Jornal da Bahia, Folha de S.Paulo, Estadão, Istoé, Veja, Vip e atualmente está na CartaCapital, em Brasília (DF).
Ela destaca que atualmente vários jornais e revistas lançaram manuais de como utilizar as redes sociais, mas ela acredita que não deve ser feito por meio de regras e sim fazer parte do dia-a-dia do jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *