Steven Spielberg fará série de TV baseada em “Napoleão”, de Stanley Kubrick

RIO — Steven Spielberg quer voltar a desenvolver um projeto inacabado de Stanley Kubrick. O cineasta está trabalhando com a família do diretor de “Laranja Mecânica” para transformar em uma série de TV o roteiro de “Napoleão”, abandonado por Kubrick nos anos 1970.

“Estou desenvolvendo um roteiro de Stanley Kubrick para uma minissérie – não um filme – sobre a vida de Napoleão”, disse Spielberg durante uma entrevista ao canal francês Canal+.

Essa será a segunda “parceria” entre os dois cineastas americanos. Em 2001, Spielberg lançou “A.I. – Inteligência Artificial”, filme no qual Kubrick vinha trabalhando desde a década de 1970, enquanto esperava o avanço da computação gráfica para contar da melhor forma a história do menino-robô abandonado pela mãe adotiva.

“Napoleão” também não será o primeiro trabalho de Spielberg na TV. Ele foi um dos produtores-executivos da aclamada série “Band of Brothers”, sobre um batalhão de soldados americanos na Segunda Guerra Mundial.

O roteiro de “Napoleão” começou a ser desenvolvido ainda nos anos 1960. Kubrick passou dois anos pesquisando a vida do imperador francês para escrever a cinebiografia. O projeto, que deveria ser lançado depois de “2001 – Uma odisseia no espaço”, acabou sendo abandonado por conta do orçamento e dificuldades de produção.

Em 2001, a Taschen lançou um livro especial chamado “Stanley Kubrick’s Napoleon: The greatest movie never made” (”Napoleão de Stanley Kubrick: O maior filme nunca feito”, em tradução livre) com correspondência do diretor sobre a produção, estudos de figurinos, fotografias de locações e material de pesquisa em geral. Agora, a obra finalmente poderá ganhar as telas.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *