Blogueira cubana Yoani Sánchez é recebida no Recife com protestos e dólares falsos

helia

A blogueira e ativista cubana Yoani Sánchez chegou nesta segunda (18) ao Recife. Ela foi recebida com protesto por um grupo de cerca de 20 pessoas no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Chegaram a jogar dólares falsos em cima dela.

Os manifestantes também leram uma carta aberta na qual diziam que o blog dela “é um meio de desinformação” e que faz uma campanha anti-Cuba. Yoani desembarcou por volta da 0h30 e seguiu até o portal Sul, onde foi seguida. O protesto não a aborreceu, como declarou em entrevista à Folha. “Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade”.

Mas, a blogueira não encontrou apenas desafetos. Dado Galvão, diretor do documentário Conexão Cuba Honduras, na qual é entrevistada, e outras dez pessoas, entre eles o blogueiro cubano que vive no Pará George Fonseca, também estiveram no aeroporto.

Depois de seguidas tentativas de deixar Cuba, Yoani conseguiu emplacar uma série de viagens que passará, além do Brasil, pela República Tcheca, Espanha, México, EUA, Holanda, Alemanha, Peru, entre outros. Foram cercas de 20 recusas para sair do seu País.

Nos seus primeiros momentos em solo brasileiro, Yoani elogiou a conexão de internet no Brasil e agradeceu o carinho das pessoas que a receberam.

Fonte: NE10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *