Inadimplência do consumidor inicia o ano com queda de 1,5%

SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores iniciou o ano de 2013 com queda de 1,5%, na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta sexta-feira (15), este é o terceiro recuo mensal consecutivo do indicador.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o recuo da inadimplência neste início de ano reflete o aumento das renegociações de dívidas, os juros reduzidos, o desemprego baixo, além do menor ritmo de crescimento do endividamento no ano passado.

“Como a inadimplência do consumidor está seguindo uma trajetória decrescente, este é um bom momento para o consumidor colocar sua vida financeira em ordem”, ressaltam os economistas.

Na relação anual – janeiro deste ano contra o mesmo mês do ano anterior –, a inadimplência do consumidor registrou crescimento de 12,9%.

Decomposição

As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e a inadimplência com os bancos foram os responsáveis pela queda do indicador em janeiro, com variações negativas de 0,5% e 3,3%, respectivamente.

Neste sentido, vale destacar que o valor médio das dívidas não bancárias diminuiu 53,5% em um ano, passando de R$ 657,92 em janeiro de 2012, para R$ 305,76 no primeiro mês deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *