American Airlines e US Airways confirmam a criação da maior aérea do mundo

A American Airlines e a US Airways confirmaram a fusão de seus negócios nesta quinta-feira (14), numa operação que criará a maior companhia aérea do mundo em volume de passageiros, com US$ 11 bilhões em valor de mercado. A nova empresa aérea terá 6.700 voos diários, para 336 destinos em 56 países.

Apesar de se tornar a maior do mundo em volume de pessoas transportadas, a companhia norte-americana ainda ficará atrás da Delta Air Lines e da chilena Lan (dona da TAM) em valor de mercado entre as maiores aéreas da América Latina e Estados Unidos, segundo dados da consultoria Economatica.

As duas empresas norte-americanas operam mais de 30 voos por semana no Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Acordo era muito esperado pelo mercado

O acordo era amplamente esperado pelo mercado, e passou mais de um ano em negociação. A AMR, controladora da American Airlines, encaminhou um pedido de concordata em novembro de 2011, e a US Airways começou a buscar a fusão no início de 2012.

O negócio conclui uma onda de consolidações, que ajudou as companhias aéreas norte-americanas a terem bases financeiras mais sólidas, devido à crise enfrentada pelo setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *