Os oito passos finais. Por CLAUDEMIR GOMES

Por CLAUDEMIR GOMES

A oito rodadas do final do Brasileiro da Série B, cada ponto contabilizado, ou que deixou de ser somado, pode representar uma sentença para os clubes que brigam pelo acesso, ou lutam contra o descenso. A contagem regressiva tem como pontos de desequilíbrio, os confrontos diretos e o mando de campo.

A 30ª rodada, concluída neste domingo, teve apenas uma partida com vitória do visitante – Ceará 0x1 Atlético/GO – resultado que deu uma sobrevida ao time goiano, na luta pelo acesso, e frustrou qualquer reação do alvinegro cearense. A combinação dos resultados, basicamente, adiou o sonho de acesso de Criciúma, CRB e Vila Nova.

Segundo o site – CHANCE DE GOL – que estuda as probabilidades dos clubes em vários cenários, o Vitória, que segue na liderança isolada da competição, tem 84,2% de chances para consolidar o acesso à Série A. O Sport, que contabilizou um ponto no empate – 2×2 – com o Avaí, passou a ter 82,6% de chances de ser promovido para a elite do futebol nacional.

O rubro-negro pernambucano, nas oito partidas que lhes restam, fará quatro apresentações como mandante, recebendo na Ilha do Retiro, pela ordem: Ponte Preta; Chapecoense; Atlético/GO e Sampaio Corrêa. Na condição de visitante medirá forças com: Juventude, Ceará, Mirassol e Vitória.

A cada rodada desta edição da Série B, cujo empacotamento das equipes que aparecem na parte da cima da tabela, estabelece um equilíbrio de forças acima dos padrões apresentados em edições anteriores, fica mais evidente que, entre a probabilidade e a realidade, existe um espaço imensurável, fato que torna imprevisível o destino das equipes. Na equação da sobrevivência, só a soma interessa.

As chances de reação são inversamente proporcionais ao avanço da disputa, ou seja, quanto mais próximo o final da competição, menos possibilidade o time tem de reagir. Pelo desempenho apresentado até a trigésima rodada, o Sport tem, como receita de sucesso, a obrigação de contabilizar os 12 pontos que disputará na Ilha do Retiro. Naturalmente que futebol não é uma ciência exata, contudo, este nos parece ser o único caminho que levará o rubro-negro pernambucano à glória.

O futebol está cheio de donos da verdade. Nas redes sociais são formados verdadeiros exércitos de “doutores sabe tudo”. É impossível dar ouvidos a todos os comentários. As palavras ganham força através de quem as proferem. Os novos analistas não se detêm aos fatos. A maioria fala no pressuposto, razão pela qual tem muita gente queimando a língua por conta de análises equivocadas.

No atual cenário, para não se perder em discussão sobre o sexo dos anjos, o mais sensato é seguir o norte dos números. Hoje, o clube que alcançar à soma de 65 pontos, terá 50% de chances de festejar o acesso. Uma equipe com 68 pontos terá 95% de probabilidade de passar para a Série A.

Simplificando: o acesso do Sport passa por quatro vitórias e dois empates, nos oito jogos restantes, coisa bastante factível por não extrapolar seu percentual de aproveitamento, que é de 60% ao longo da competição.