Veja o que Sam Altman, CEO da OpenAI, disse sobre a chinesa DeepSeek

Sam Altman
Copyright Creative Commons

Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, elogiou a startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek, chamando-a de “impressionante”, ao mesmo tempo em que minimizou preocupações de que a startup possa ameaçar a posição da OpenAI.

“O R1 da DeepSeek é um modelo impressionante, especialmente considerando o que eles conseguem entregar pelo preço”, escreveu Altman na X na noite de segunda-feira. “Vamos obviamente entregar modelos muito melhores e também é legitimamente revigorante ter um novo competidor! Vamos lançar algumas atualizações.”

A DeepSeek lançou seu modelo de IA, R1, na semana passada, que rapidamente gerou comparações com os modelos oferecidos pela OpenAI e outras grandes empresas de IA dos EUA.

O aplicativo chinês saltou para o topo da lista de aplicativos gratuitos na App Store da Apple no fim de semana, superando a OpenAI, que ficou na segunda posição.

Altman disse que a OpenAI está “animada para continuar a executar nosso roteiro de pesquisa”, enquanto sugeriu futuros projetos.

A OpenAI acredita que “mais capacidade de computação é mais importante agora do que nunca para termos sucesso em nossa missão”, escreveu Altman. “O mundo vai querer usar MUITA IA e realmente ficar bastante impressionado com os próximos modelos.”

“Estamos ansiosos para trazer a todos AGI [inteligência artificial generativa] e além”, acrescentou Altman.

A DeepSeek supostamente gastou apenas US$ 5,6 milhões para treinar seus últimos modelos, informou o The Wall Street Journal no fim de semana, levantando questões sobre os bilhões que as empresas dos EUA estão gastando no desenvolvimento de IA.

A OpenAI investiu bilhões no desenvolvimento de seus modelos, incluindo seu popular chatbot ChatGPT.

A DeepSeek afirma que seu modelo de raciocínio de código aberto, R1, tem “desempenho equivalente ao da OpenAI”.

Questionado sobre o avanço da DeepSeek em uma ligação com repórteres, o Diretor de Produto da OpenAI, Kevin Weil, disse que isso “ressalta o quão importante é que os EUA vençam essa corrida”.

“É uma indústria super competitiva, certo? E isso está mostrando que é competitiva globalmente, não apenas dentro dos EUA”, continuou. “Então a DeepSeek acabou de lançar algo, lançaram um bom modelo. Está no mesmo nível de onde estávamos há alguns meses.”