Para perder de vista. Por CLAUDEMIR GOMES

Por CLAUDEMIR GOMES  –  O alagoano CSA fez valer a “lei” do mando de campo e estreou com vitória – 2×1 – sobre o Confiança, na edição 2025 da Copa do Nordeste. Hoje a noite será a vez dos pernambucanos – Sport e Náutico – irem a campo para medir forças com os cearenses – Ferroviário e Ceará – respectivamente. Os rubro-negros buscam o quarto título, enquanto os alvirrubros tentarão por a mão na taça da competição regional pela primeira vez.

Este ano o “Nordestão” conta com cinco clubes – Fortaleza, Ceará, Baia, Vitória e Sport – da primeira divisão nacional, o que fatalmente elevará o nível técnico da disputa, por conseguinte, torna mais difícil a missão do Náutico de tentar se inserir no pelotão dos campeões.

Nas últimas dez edições a supremacia dos cearenses foi inquestionável: Fortaleza e Ceará levantaram o troféu seis vezes: três títulos cada um. Apontado como um dos melhores conjuntos do futebol brasileiro, no momento, o Tricolor do Pici é o preferido entre os apostadores quando cravam seus palpites sobre quem será o campeão de 2025.

A musculatura dos cinco clubes que disputarão o Brasileiro da Série A é imperativa ante os outros participantes. Afinal, a qualidade sempre faz a diferença, desequilibra e conduz os melhores ao topo da tabela. Mas como sempre ressalta o mestre, Lenivaldo Aragão, “no futebol não existe verdade absoluta”. Sendo assim, sempre haverá espaço para as surpresas. É apostando na garra inspiradora do seu “vermelho de luta”, que o Náutico espera surpreender o Ceará, hoje a noite, nos Aflitos.

As disputas que se iniciam na segunda quinzena de janeiro serão finalizadas no dia 7 de setembro. Isso mesmo! É para o torcedor perder de vista. Coisas do insano calendário do futebol brasileiro. A fase de grupos será concluída no mês de março. A competição será paralisada em abril e maio; retorna no mês de junho para as disputas das quartas de final e semifinais; fica fora do ar em julho e agosto e emerge no início de setembro para as disputas das duas partidas finais. Sem dúvida, um teste de resistência e memória para os torcedores.

Nesta fase classificatória, onde as equipes se enfrentam entre si, nos seus respectivos grupos, o Sport ficou no pelotão A junto com Fortaleza e Vitória. Como apenas os quatro primeiros de cada grupo se classificam para as quartas de final, teoricamente, resta uma vaga a ser disputada por Altos, CRB, Ferroviário, Moto Clube e Sousa.

O Náutico ficou no pelotão B onde estão Bahia e Ceará, que hipoteticamente são donos de duas vagas. Portanto, os alvirrubros medirão forças com CSA, Confiança, América/RN, Juazeirense e Sampaio Correa.

Fazer prognósticos antes da disputa da primeira rodada é uma agressão a racionalidade, mas as loucuras dos torcedores permitem tudo. Eis porque as “zebras” que pastavam na Loteria Esportiva ficaram tão famosas na voz do saudoso Léo Batista.

De uma coisa temos certeza: no meio ano, precisamente no mês de junho, quando teremos as disputadas das quartas e das semifinais, o futebol a ser apresentado pelos times classificados estará em outro nível. Questão de folego, resistência e qualidade.

Bom! Vamos ao primeiro passo. O que vem pela frente não passa de suposições que alimentam o mundo das Bets.