Carpin’Amar: E-book Resgata a História e a Alma da Cidade de Carpina. Por Flávio Chaves

  Por Flávio Chaves – Jornalista, poeta, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras. Foi Delegado Federal/Minc

No próximo dia 10 de outubro, às 15h, no auditório da Prefeitura de Carpina, será lançado o e-book Carpin’Amar: Pequeno Guia Histórico e Sentimental da Cidade de Carpina. O autor da obra, jornalista e escritor Paulo Ferreira, vice-presidente da União Carpinense de Escritores e Artistas, revela que, assim como tantos cantam o amor por sua terra natal, chegou a vez de Carpina ser celebrada de forma única e poética. “Todos cantam sua terra. Agora, chegou a minha vez”, afirma Ferreira, que dedicou sua obra à cidade que um dia também foi chamada de “Floresta dos Leões”.

O e-book, uma criação literária mesclada com a História do município, foi financiado pelos editais da Lei Paulo Gustavo, com o patrocínio do Ministério da Cultura. Em Carpin’Amar, Paulo Ferreira constrói um longo poema narrativo que exalta as paisagens, o valor histórico e o espírito destemido dos homens e mulheres que lutaram pela emancipação da cidade. O poema é uma verdadeira ode à bravura daqueles que fizeram de Carpina um símbolo de resistência e identidade, separando-a dos municípios vizinhos de Nazaré da Mata e Paudalho.

Entre os destaques da obra está o poema menor, Exaltação ao Leão do Norte, no qual Ferreira faz uma comparação entre o imponente monumento do Leão do Norte, localizado no sítio histórico da cidade, e marcos internacionais como a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e o Cristo Redentor. Esse gesto poético eleva Carpina a um status de protagonismo cultural e reafirma seu lugar no imaginário pernambucano como a “Terra do Leão do Norte”.

O e-book também relembra momentos importantes da história de Carpina, com ênfase nos episódios que marcaram a luta pela liberdade em Pernambuco, como a Guerra dos Mascates, a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador. Além do resgate histórico, o autor entrelaça elementos espirituais, referindo-se à cidade como um lugar “pensado por Nosso Senhor Jesus Cristo”, uma citação que agrega profundidade e devoção à obra.

Carpin’Amar promete ser mais do que um simples guia histórico; é uma viagem emocional e sentimental pelos becos, praças e memórias de Carpina, uma cidade que, através da sensibilidade literária de Paulo Ferreira, se torna protagonista de sua própria narrativa.