Campanha combaterá desinformação e prestigiará bom jornalismo no pleito deste ano

Por Hylda Cavalcanti*

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 entidades vinculadas ao jornalismo profissional, lança na próxima terça-feira (6), em Brasília, campanha para colaborar com o combate à desinformação nas eleições municipais. Apesar de iniciativas semelhantes já terem sido feitas anteriormente, a de agora é específica para o período eleitoral deste ano.

Conforme os coordenadores do projeto, que tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha usa linguagem regional para engajar os eleitores. O lançamento será marcado pela divulgação de dois playbooks, desenvolvidos pela Aner e pelo Tribunal, com informações sobre o processo eleitoral. Um deles tem como público-alvo os eleitores, o outro é destinado aos jornalistas.

Jornalismo sério

“Não há democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre. A liberdade humana constrói-se na modernidade, com a cidadania presente em eleições nas quais é escolhido aquele que representa cada e todos os cidadãos em processo lícito, transparente e seguro. Para garantir a liberdade, há juízes assegurando a licitude e a lisura do pleito eleitoral e o direito dos eleitores e dos candidatos. E há jornalistas responsabilizando-se pela veracidade de fatos e atos sobre os quais incidem as escolhas cívicas”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.

Checagem

“O jornalismo profissional, que se vale do princípio do contraditório, que ouve as partes envolvidas e checa as informações, é o único remédio para combater a mentira”, destacou também a diretora-executiva da Aner, Regina Bucco. “Para a Aner, participar desse movimento é um momento histórico, necessário e urgente, por conta das eleições que estão chegando”, acrescentou ela.

*Repórter de O Poder