Museu do Estado divulga programação para a Semana do Meio Ambiente

De 06 à 09 de junho, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), irá promover um evento voltado para discutir o meio ambiente sob o aspecto climático. A Semana do Meio Ambiente no Museu do Estado discutirá temas como “por que Recife e a Região Metropolitana do Recife (RMR) são tão vulneráveis às condições climáticas, as influências nas chuvas e alagamentos, e os impactos causados ao nosso patrimônio”, “Repensando a cidade em tempos de emergência climática: como construir vínculos e espaços sustentáveis através da arte”, entre outros.

A programação conta com a participação do Prof. Dr. Hernande Pereira, coordenador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD) da UFRPE e especialista em mudanças climáticas, do jornalista, fotógrafo, psicólogo, mestre em Gestão Pública e técnico em Agroecologia, Roberto Arrais, além de um momento de música e poesia com o grupo Raiz de Vento e Báw Pernambuco.

As inscrições podem ser feitas através do link que está no perfil do instagram do Museu do Estado ou clicando AQUI. Confira a programação completa abaixo:

Dia 06 de junho, às 10h:
Palestra com o Prof. Dr. Hernande Pereira, coordenador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD) da UFRPE e especialista em mudanças climáticas. Ele discutirá por que Recife e a Região Metropolitana do Recife (RMR) são tão vulneráveis às condições climáticas, as influências nas chuvas e alagamentos, e os impactos causados ao nosso patrimônio. O tema é pertinente e atual, considerando os recentes desastres em Recife e outras cidades, como o caso do Rio Grande do Sul. Dr. Hernande também explicará como agir em situações de enchentes.

Dia 07 de junho, às 14h:
Palestra ministrada pelo jornalista, fotógrafo, psicólogo, mestre em Gestão Pública e técnico em Agroecologia, Roberto Arrais. Ele abordará a carta do Cacique Seattle (1854) da Comunidade Duwamish, na atual cidade de Seattle, nos Estados Unidos, nomeada em homenagem ao chefe indígena. Após a palestra, haverá uma vivência sobre fotografia ambiental nos jardins do museu.

Dia 09 de junho:
Repensando a cidade em tempos de emergência climática: como construir vínculos e espaços sustentáveis através da arte. A empresa de comunicação Morêdas fará uma apresentação lúdica e reflexiva com especialistas sobre o tema.

14h: Roda de acolhimento com o coletivo Acorde Floresta
15h: Roda de Diálogo
16h: Roda de Música e Poesia com o grupo Raiz de Vento e Báw Pernambuco, além de convidados
Viu como está imperdível? O diretor do museu, Rinaldo Carvalho, afirma que “nos sentimos responsáveis em fomentar no público, por meio da educação museal, o interesse na preservação do meio ambiente, o que reverbera na preservação do nosso patrimônio artístico-cultural. Os museus sofrem muito com tudo isso. Precisamos preservar a memória afetiva do nosso povo”.

Museu do Estado de Pernambuco

Av. Rui Barbosa- 960- Bairro das Graças – Aberto ao público

Dias : 06, 07 e 9 de junho 2024