A despedida de Alexandre de Moraes

Ministro deixará comando da Justiça Eleitoral e será substituído pela atual vice-presidente da Corte.

A despedida de Alexandre de Moraes 1
Marcelo Camargo | Agência Brasil

De acordo com informações da Veja, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, já se prepara para deixar o comando do tribunal nos próximos meses, e está determinado a encerrar sua gestão da mesma forma como começou: “combatendo a desinformação e o discurso de ódio que representam uma ameaça à democracia nos dias atuais”, diz a revista.

Moraes está em meio a uma briga com o bilionário Elon Musk, que acusa o juiz brasileiro de violar a constituição do país e cometer reiterados crimes de abusos contra garantias fundamentais em uma democracia sólida, como o direito à liberdade de expressão.

O magistrado, conforme a reportagem, planeja concluir sua passagem pelo TSE organizando um grande evento internacional dedicado ao tema das fake news no processo eleitoral e ao impacto da chamada ‘desinformação na livre vontade do eleitor’.

O evento, agendado para os dias 21 e 22 de maio, será realizado em colaboração com a Fundação Getulio Vargas e contará com a participação de representantes da União Europeia.

Com a saída de Alexandre de Moraes, o comando do TSE será assumido pela ministra Cármen Lúcia.