SEGUNDA NA APL – LOURIVAL HOLANDA LANÇA LIVRO SOBRE MONTAIGNE

Para o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, ler Montaigne é como sentar para iniciar uma boa conversa. Ele acaba de publicar seu mais novo livro ‘Um homem livre: Montaigne’, baseado nos ensaios do pensador francês Michel Montaigne, que foi um filósofo renascentista e um dos precursores do estilo literário ensaístico. A obra será lançada no Recife, nesta segunda-feira (15/05), às 17h, na APL, no bairro das Graças, no Recife.

REFERÊNCIAS

Como alguém que viveu no século XVI poderia ter tanto a oferecer às gerações atuais? Lourival Holanda defende que um dos principais objetivos do livro é oferecer a essa geração um ponto de referência. Entre as temáticas abordadas estão a liberdade e a permanente necessidade do espírito crítico.

PANDEMIA

Com uma obra bastante influenciada pela cultura francesa, o escritor Lourival Holanda não esconde a admiração pelo pensador que dá nome ao livro. “Montaigne foi companheiro nos dias difíceis de isolamento social, durante a pandemia. Era o modo de estar em contato com o mundo. Esse encontro resultou no livro que tem muito a oferecer às gerações mais jovens. Montaigne é um conversador e o livro nada mais é do que uma conversa. Escrevi pensando em meus próprios alunos universitários”, compartilha ele – que também é professor titular de Letras, na Universidade Federal de Pernambuco – sobre o processo criativo e de escrita da obra.

MONTAIGNE CONECTADO

Através da leitura de Montaigne é possível, por exemplo, tirar grandes ensinamentos sobre o uso das redes sociais. “Ele instiga a prudência com as coisas que correm nas redes: tudo analisar, de tudo desconfiar”, compartilha Holanda.
“Na minha juventude, a cultura francesa ainda era muito marcante. Conheci Montaigne ainda nos tempos de escola e, desde então, iniciou-se minha admiração pela sua obra e seu pensamento. Seguramente, as características que mais chamam a minha atenção são a sua atualidade, a sua liberdade e a sua acolhida à diversidade e às diferenças. Algo tão necessário nos dias atuais”, explica o escritor.

BATE-PAPO

Na próxima segunda-feira (15/05), o lançamento do livro será iniciado com uma roda de conversa aberta ao público com a presença do autor, Lourival Holanda, que, logo em seguida, receberá os presentes para autografar os livros. Com 225 páginas, ‘Um homem livre: Montaigne’ é uma publicação da editora portuguesa Astrolábio e estará à venda no dia do lançamento e também para compras on-line pelo site da editora.

QUEM É LOURIVAL?

Lourival Holanda é natural de Bodocó, no sertão do Araripe. Cursou filosofia em Paris, na Universidade de Paris VIII, é Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, professor titular de Literatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro da APL, ocupante da cadeira de número 04 desde 2016, e do Instituto Arqueológico, Geográfico e Histórico de Pernambuco. É autor de vários estudos sobre cultura e literatura no Brasil e na França. Publicou Fato e fábula (1999) e Sob o signo do silêncio (1992), estudo comparativo sobre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e O estrangeiro, de Albert Camus, e Realidade inominada (2019). Ele foi empossado como presidente da APL em 2022, quando a nova diretoria da Casa tomou posse para o biênio 2022-2024.