PF: ligações de lobista para a vice ocupada por Temer

Quebra de sigilo em CPMI revela ligações de lobista para celulares da Vice-Presidência

Ex-executivo do J&F, Ricardo Saud efetuou os telefonemas no período em que Michel Temer ocupava o cargo de vice

ÉPOCA  – Patrik Camporez

quebra de sigilo telefônico de Ricardo Saud revela que o lobista da JBS efetuou, ao longo de 2016, cinco ligações para telefones celulares da Vice-Presidência da República, no período em que o cargo de vice era ocupado por Michel Temer.

Um das ligações foi feita no dia 11 de maio de 2016, véspera da abertura do processo de impeachment e do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência.

Na ocasião, o então vice-presidente havia deixado o dia disponível para fazer despachos internos e também para ouvir aliados e apoiadores. A primeira ligação de Saud aconteceu às 9h51 e durou apenas 28 segundos. Uma segunda ligação foi efetuada pelo lobista às 9h53.

A quebra de sigilo Saud – a que ÉPOCA teve acesso – está em poder da CPMI da JBS e contém o volume de mais de 20 mil ligações feitas ou recebidas por Saud e Joesley Batista por quase dois anos.

A primeira ligação do lobista para o celular da Vice-Presidência aconteceu em 15 de fevereiro de 2016 e a última em 13 de outubro do mesmo ano. Foram sempre ligações curtas, que não passaram de um minuto cada uma.

A quebra de sigilo demonstra ainda a relação de Saud com dezenas de parlamentares envolvidos na Lava Jato, entre eles o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que hoje cumpre prisão em Curitiba. Em apenas um dia, 30 de junho de 2016, Cunha e Saud trocaram seis ligações. Eram frequentes também as ligações do lobista para telefones fixos de diversos ministérios.

A CPMI da JBS foi criada para investigar, no prazo de até 120 dias, irregularidades envolvendo a empresa JBS em operações realizadas com o BNDES, ocorridas entre os anos de 2007 e 2016. A assessoria de imprensa do presidente Michel Temer foi procurada, mas até as 16 horas desta terça-feira (12) não havia se manifestado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *