Retomada de cirurgias para população de Olinda

Suspensas desde a gestão passada, as cirurgias eletivas para a população estão sendo retomadas pelo prefeito de Olinda, Professor Lupércio. Os procedimentos voltam a ser executados numa parceria firmada entre a Secretaria de Saúde da cidade e o Hospital Tricentenário. A iniciativa estabelece, inicialmente, a realização de 50 cirurgias/mês de hérnia, vesícula e cirurgias vasculares (varizes).

Para selar a retomada e reinício das cirurgias, o prefeito e o secretário de Saúde, Eud Johnson Cordeiro, realizaram uma visita à unidade médica. O gestor conversou com o diretor do hospital, Gil Brasileiro, e percorreu as dependências como UTI, maternidade, enfermarias e alas que se encontram em processo de reforma.

Em seguida, o Professor Lupércio foi ao bloco cirúrgico e conversou com um dos médicos responsáveis pelas intervenções, Herbet Miranda, a equipe de enfermagem e demais funcionários. “Nas terças-feiras faremos as cirurgias vasculares e nas quintas de hérnias e vesícula”, enfatizou o médico.

Na oportunidade, o prefeito destacou a prioridade de reiniciar essas cirurgias e principalmente atender o povo olindense. “Estamos aqui para agradecer em nome da população e ver de perto a retomada dessas cirurgias que estavam paralisadas há mais de um ano. Sabemos das dificuldades que os olindenses tiveram ao longo desse tempo, então, quero aqui agradecer o empenho e a parceria firmada entre a Secretaria de Saúde e o Tricentenário”, enfatizou.

O secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson Cordeiro, destacou a importância do retorno das intervenções. “A retomada das cirurgias eletivas é mais uma grande conquista da gestão do prefeito Lupércio, que busca a cada dia beneficiar a população olindense. Inicialmente vamos atender 600 pessoas em um ano com estimativa de ampliar esses números”, adiantou, avisando que pretende no próximo ano aumentar em mais 80 cirurgias.

Vale destacar, que apenas moradores de Olinda são beneficiados com esse serviço, pois para tal procedimento precisam comprovar residir no município e ser atendido na rede de saúde local, bem como ter em mãos o referenciamento para os atendimentos.

Até o momento 120 pacientes já passaram por consultas com os cirurgiões, que necessariamente são reguladas pela Central de Marcação de Consultas e Exames da Diretoria de Regulação da Secretaria de Saúde de Olinda, respeitando os critérios da fila de espera e de risco. Após a consulta, onde o médico avalia a necessidade da cirurgia, os pacientes são encaminhados para realização dos exames pré-operatórios.

Ao receberem os resultados, os pacientes são agendados para uma avaliação da junta médica, que analisa os exames e autoriza o procedimento cirúrgico, o qual é agendado no próprio hospital. Com isso a Secretaria de Saúde de Olinda reafirma o compromisso com a saúde da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *