Ministra devolve R$ 13,4 mil aos cofres públicos de diárias extras

Comissão de Ética arquivou caso

Outros ministros são investigados

Com a devolução dos valores, o caso foi arquivado.

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, apresentou à Comissão de Ética da Presidência da República comprovantes de que devolveu R$ 13,4 mil aos cofres públicos por diárias extras que recebeu. O colegiado também abriu processo contra 6 ministros e 1 ex-ministro de Michel Temer.

Com a devolução, o caso do qual Luislinda era alvo na Comissão de Ética foi arquivado. A ministra era investigada por ter recebido reembolso de diárias e passagens a mais do que deveria. Foram 5 viagens com passagens por Salvador (BA), Belém (PA), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Florianópolis (SC) e Israel.

O colegiado decidiu investigar 6 ministros e 1 ex-ministro de Temer por terem supostamente cedido os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para dar carona a amigos, cônjuges, familiares e até lobistas. Serão intimados a prestar esclarecimentos:

  • Antonio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo;
  • Bruno Araújo, ex-ministro das Cidades;
  • Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento;
  • Giberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia e Comunicações;
  • Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional;
  • Maurício Quintella, ministro dos Transportes;
  • Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente.

O caso será apurado paralelamente ao processo  em que 9 ministros são investigados por usar aeronaves públicas para uso político-eleitoral.

“O objetivo é conhecermos a listagem desses passageiros e passageiras presentes nos voos que foram indicados na reportagem [da Folha de S.Paulo, que relatou o fato], disse o presidente da comissão, Mauro de Menezes.

“Não é a 1ª vez que a comissão se debruça sobre esse assunto. No ano passado, analisou o caso de 21 ministros, fez recomendações. Tínhamos feito essa apreciação. Em 2013, houve sanção ao ministro Garibaldi Alves por usar uma aeronave para 1 jogo da Copa da Confederações. O tema sempre aparece”,declarou.

 

fonte:poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *