Para sempre lembrar de Clarice Lispector: imóvel onde escritora viveu deve ser tombado

Na véspera de 40 anos de morte da escritora, imóvel em que ela morou no Recife tem oficializado o pedido de tombamento
Sobrado fica na praça Maciel Pinheiro com a travessa do Veras

Sobrado fica na praça Maciel Pinheiro com a travessa do Veras  Foto: Rafael Furtado

Um patrimônio físico preservado muito mais por seu valor impalpável. Esse foi o principal critério que levou o Governo de Pernambuco a deferir a proposta de abertura do processo de tombamento do imóvel nº 387 da praça Maciel Pinheiro, na esquina com a travessa do Veras, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, agora publicada no Diário Oficial do Estado. Mais conhecida como a Casa de Clarice Lispector, foi nesse sobrado de três pavimentos que a famosa escritora – nascida na Ucrânia, em 1920, e falecida no Rio de Janeiro, em 1977 -, viveu de 1925 a 1937, quando se mudou com a família para o Rio, onde se projetou nacionalmente na literatura, como autora de romances, contos e ensaios, a partir dos anos 1960.

A preservação na esfera estadual da Casa de Clarice Lispector partiu da iniciativa do presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Luiz Otávio de Melo Cavalcanti. “O tombamento tem um significado importante principalmente do ponto de vista do patrimônio imaterial, pela importância de Clarice para o Brasil e para Pernambuco”, salientou a presidente da Fundação do Patrimônio Historico e Artistico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto. “E também do ponto de vista material, por ter sido a casa em que ela viveu no Estado.”

Já com sua preservação física garantida pela legislação municipal, por estar inserida no Setor de Preservação (SPR1) da Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (ZEPHC 08 – Boa Vista), a edificação, protegida em razão de seu valor histórico e cultural, passa a ter asseguradas as mesmas prerrogativas de preservação de bem tombado.

Sobrado fica na praça Maciel Pinheiro com a travessa do Veras

fonte:folhape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *