Troco: CPI usará ex-diretor da J&F para expor Fachin

Com quem andas? Relator da Lava Jato, Edson Fachin está na mira da CPI da JBS. O colegiado marcou para a próxima semana o depoimento do ex-diretor de relações institucionais da J&F, Ricardo Saud. Hoje delator, ele teria auxiliado Fachin a contatar parlamentares em 2015, quando o ministro foi submetido a uma sabatina no Senado para poder assumir a cadeira no STF. Integrantes da comissão já têm em mãos trecho do autogrampo de Joesley Batista em que ele e Saud citam o magistrado.

O nome de Fachin aparece em contexto confuso na conversa de Saud com Joesley. O ex-diretor da J&F diz que vai “fazer igual Fachin (…)” e “beber até 5 horas da manhã”.

Integrantes da CPI decidiram pressionar Saud a explicar sobre o que estava falando e se fazia referência a um suposto jantar de Fachin com Joesley quando o ministro estava em campanha para o STF.

Quando surgiram as especulações sobre a ajuda de Saud a Fachin, o ministro afirmou, em nota, que não contou com o auxílio de qualquer empresa ou grupo em seu processo de indicação ou de confirmação para o cargo de ministro do STF.  (Folha de  S.Paulo – Painel – Daniela Lima)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *