Cinco motivos para apoiar o jornalismo investigativo da Agência Pública

Agência Pública foi fundada e é dirigida por mulheres

Congresso em Foco –  POR EDSON SARDINHA

A Agência Pública é uma organização fundada e dirigida por mulheres e que faz ?bom jornalismo. Tanto que muitas das reportagens são republicadas aqui no Congresso em Foco. ?

No último mês de setembro, a Pública abriu uma campanha de financiamento coletivo. Se baterem a meta e arrecadarem R$ 80 mil até 26/10, ?as repórteres ?vão fazer oito investigações eleitas pelo público.

?Funciona assim: todo mês, os? jornalistas propõem três pautas para os ?doadores do projeto, que votam em qual deve virar realidade.

Cinco reportagens especiais serão publicadas como resultado da campanha

Além de escolher as pautas, quem contribuir com ?o crowdfunding pode ganhar livros, adesivos, ilustrações e participar de um workshop sobre como checar fake news. Aqui está o site da campanha: www.catarse.me/reportagempublica2017

?Quer saber mais sobre? a Pública? Veja aqui

Listamos ?cinco reportagens ?que você leu aqui no Congresso em Foco pra te incentivar!

1. ?As Bancadas do Congresso

Em 201?6, ?a Pública listou as bancadas mais poderosas do Congresso, como a agropecuária, das mineradoras, das construtoras e evangélica.

2. Nenhum país adotou teto de gasto como a PEC 241

Uma das checagens feitas pelo Truco no Congresso verificou como eram os tetos de gastos adotados por outros países e revela que nenhum deles propôs um teto como o do Brasil.

3. Os Pastores do Congresso

A Agência Pública investigou a influência das igrejas evangélicas na política brasileira. A reportagem foi financiada e teve seu tema escolhido pelo público na segunda edição do projeto Reportagem Pública, realizada em 2015.

4. São Gabriel e seus demônios

A Agência Pública produziu essa grande reportagem sobre o município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, que é ao mesmo tempo o município mais indígena do Brasil e também o que tem o maior índice de suicídios. Essa reportagem, publicada pelo Congresso em Foco, foi a vencedora do Prêmio Gabriel Garcia Marquez na categoria texto.

5. Uma pena, duas medidas

Neste ano, a Pública investigou como é concedida a prisão domiciliar no Brasil e descobriu que enquanto as mulheres com filhos pequenos lutam para obter a prisão domiciliar, direito previsto por lei, presos da Lava Jato gozam desse benefício sem amparo da legislação penal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *