Devotos fazem procissão do rio onde santa foi achada até a basílica em Aparecida

Balanço parcial do Santuário Nacional aponta que 155 mil devotos passaram por Aparecida neste Dia da Padroeira.

Devotos participam de procissão de Nossa Senhora (Foto: Camilla Motta/G1)

 Por Camilla Motta

Fiéis participam na tarde desta quinta-feira (12) da procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A peregrinação de cerca de uma hora, feita sob um calor que chegou a 37ºC, é parte da programação dos 300 anos do encontro da imagem.

O balanço parcial do número de visitantes divulgado na tarde desta quinta pelo Santuário Nacional aponta que 155 mil pessoas passaram pela cidade nesta dia 12.

A procissão é um dos destaques da programação do Dia da Padroeira. O trajeto de três quilômetros começou por volta de 16h30 no Porto Itaguaçu, às margens do Paraíba do Sul, rio onde a santa foi encontrada, percorreu ruas da cidade, passou pela Matriz-Basílica, a ‘igreja velha’, e seguiu até o Santuário Nacional.

Daniela e o pai, Antônio, cumpreme promessa por cura recebida (Foto: Camilla Motta/G1)

Daniela e o pai, Antônio, cumpreme promessa por cura recebida (Foto: Camilla Motta/G1)

A jovem Daniela Fagundes, de 16 anos, fez a procissão vestida de Nossa Senhora para cumprir uma promessa e agradecer pela cura recebida. Ela foi diagnosticada com escoliose, um desvio na coluna, no ano passado e foi orientada pelos médicos de que teria que passar por uma cirurgia.

“Fiz a promessa e fui curada, o médico não acreditou, foi Nossa Senhora que me curou, eu não precisei ser operada”, disse ela. No trajeto, ela foi acompanhada pelo pai, Antônio Fagundes Neto, que fez a procissão de joelhos. A família veio de Belo Horizonte (MG) para cumprir a promessa.

A babá Maria do Carmo Bertoline, de Caconde (MG), também acompanhou a peregrinação. “Venho há 40 anos, pois sempre fui devota. Minha avó nos trazia quando éramos pequenos. Gosto muito daqui, quero me mudar para a cidade. Se Maria passar na frente, eu venho”, disse.

Para as comemorações dos 300 anos, o andor utilizado para dar suporte à santa foi restaurado. O trabalho começou em 2015 e terminou para a Festa da Padroeira. O trono foi doado em 1947 por estudantes de institutos católicos e confeccionado no Rio de Janeiro. Ele simboliza o barco dos pescadores que encontraram a santa. Além dele, o andor foi enfeitado com mais de 10 mil flores.

Uma missa agendada para às 19h encerra a programação religiosa da festa. As atividades, no entanto, seguem, às 20h40, com o Festival da Padroeira, show com a participação de mais de dez artistas, entre eles Padre Fábio de Melo, Michel Teló e Paula Fernandes.

Trono foi restaurado para os 300 anos de Nossa Senhora (Foto: Marília Ribeiro/Santuário Nacional)

Trono foi restaurado para os 300 anos de Nossa Senhora (Foto: Marília Ribeiro/Santuário Nacional)

Procissão do dia 12 percorre ruas de Aparecida rumo à basílica (Foto: Camilla Motta/G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *