Ataque de Maia a Temer tem apoio do líder do DEM

O Globo – Cristiane Jungblut

Na véspera da chegada à Câmara da segunda denúncia da PGR contra o presidente Michel Temer, o líder do DEM na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), engrossou as críticas feitas pelo colega de partido e presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), contra o PMDB e até mesmo contra o próprio Temer. Efraim, que na primeira denúncia muitas vezes adotou um discurso crítico ao governo, disse que são “mesquinhas” as atitudes do PMDB para atravessar as negociações do DEM com políticos descontentes de outros partidos, em especial do PSB.

O presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), conseguiu “roubar” do DEM a filiação do senador Fernando Bezerra (PE), que deixou o PSB e foi para o PMDB, desistindo de entrar no DEM. Entre os aliados do presidente Temer e interlocutores do Palácio do Planalto, há preocupação de como essa rebeldia afetará a tramitação da segunda denúncia contra Temer.

Interlocutores do Planalto disseram que Maia avançou o sinal ao criticar diretamente o presidente Temer, quando deveria se limitar a atacar Jucá, que é o comandante do partido. Ontem, voltou o discurso de que estão tratando aliados como adversários e avisou que a “revolta” dentro do DEM pode virar uma “rebelião”.

Nos bastidores, porém, alguns aliados brincam que o presidente da Câmara voltou a ser “mordido pela mosca azul” e alertam que ainda terão que lidar com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG),  Líder do DEM, Efraim disse que o PMDB não está ajudando a agregar a base aliada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *