Presidente chinês adverte Trump sobre Coreia do Norte

Folha de S.Paulo

O presidente da China, Xi Jinping, pediu cautela com a Coreia do Norte durante uma conversa por telefone neste sábado com o mandatário dos EUA, Donald Trump, em meio ao aumento das tensões entre Washington e Pyongyang.

“As duas partes deveriam exercer a cautela e evitar palavras e ações que venham a provocar a escalada das tensões na Península Coreana”, disse Xi, de acordo com nota oficial do Ministério das Relações Exteriores da China.

As tensões viveram o ápice nesta semana, quando Trump ameaçou lançar ataque nuclear contra a Coreia do Norte, afirmando liberar “fogo e fúria como o mundo jamais viu”, em resposta à possibilidade de Pyongyang atacar a ilha americana de Guam, no Pacífico.

A China, principal aliada da Coreia do Norte, é acusada por Trump de não se esforçar para deter as ambições bélicas do regime de Pyongyang.

Horas antes da conversa entre Trump e Xi, o Ministério das Relações Exteriores da China também pediu aos Estados Unidos e à Coreia do Norte que “abandonem o velho método de demonstração de poder” e “controlem suas palavras e ações”.

Trump criticou em várias ocasiões a China, o principal aliado da Coreia do Norte, por “não fazer nada” para resolver esse conflito, e Pyongyang também manifestou seu descontentamento com Pequim depois que o governo chinês decidiu apoiar as sanções econômicas contra o regime no Conselho de Segurança da ONU.

A China, por outro lado, opõe-se à instalação de um escudo antimíssil americano em território sul-coreano, que, em teoria, foi desenvolvido como defesa contra possíveis projéteis lançados pela Coreia do Norte. Mas Pequim considera que este equipamento também representa uma ameaça a sua segurança, já que seu raio de alcance inclui partes do território chinês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *