Turquia reforça forças militares na fronteira com a Síria, diz agência

Não há intenção de guerra, mas governo turco diz que suas forças estarão prontas para responder a qualquer movimento hostil.

  Governo turco teme milícia curda YPG, que tem ligação com partido curdo que lutou contra o estado turco por décadas (Foto: AFP)

 

Por Reuters

A Turquia enviou reforços militares à sua fronteira sul com a Síria, despachando peças de artilharia e tanques para a área durante a noite, disse a agência de notícias Dogan neste sábado.

Segundo a agência, o reforço foi enviado à província de Kilis, ao longo da fronteira da região síria de Afrin, controlada pelos curdos.

O Exército turco enfrentou as forças curdas e seus aliados na área nas últimas semanas, de acordo com autoridades curdas.

O aumento das tensões entre os dois aliados dos Estados Unidos no noroeste da Síria elevou temores no mês passado de outra grande frente na guerra síria de múltiplos lados.

A Turquia vê a milícia curda YPG –que estabeleceu autonomia em áreas ao longo da fronteira do norte da Síria com a Turquia– como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lutou contra o estado turco por décadas.

Não houve comentários imediatos por parte das autoridades turcas. O governo turco afirmou que não tem nenhum plano de lançar uma guerra contra o YPG, mas que suas forças estarão prontas para responder a qualquer movimento hostil do outro lado da fronteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *