Não há intenção de guerra, mas governo turco diz que suas forças estarão prontas para responder a qualquer movimento hostil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/Y/K/F26Ep8TUOBhQJBjdX6ww/syria-raqqa-fran.jpg)
Por Reuters
A Turquia enviou reforços militares à sua fronteira sul com a Síria, despachando peças de artilharia e tanques para a área durante a noite, disse a agência de notícias Dogan neste sábado.
Segundo a agência, o reforço foi enviado à província de Kilis, ao longo da fronteira da região síria de Afrin, controlada pelos curdos.
O Exército turco enfrentou as forças curdas e seus aliados na área nas últimas semanas, de acordo com autoridades curdas.
O aumento das tensões entre os dois aliados dos Estados Unidos no noroeste da Síria elevou temores no mês passado de outra grande frente na guerra síria de múltiplos lados.
A Turquia vê a milícia curda YPG –que estabeleceu autonomia em áreas ao longo da fronteira do norte da Síria com a Turquia– como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lutou contra o estado turco por décadas.
Não houve comentários imediatos por parte das autoridades turcas. O governo turco afirmou que não tem nenhum plano de lançar uma guerra contra o YPG, mas que suas forças estarão prontas para responder a qualquer movimento hostil do outro lado da fronteira.