Deixe um comentário

Para especialistas, a população não foi para as ruas porque está descrente

Resultado de imagem para desinteresse politico charges

Charge sem autoria (Arquivo Google)

Fernanda Krakovics
O Globo

Especialistas atribuem a falta de manifestações de rua em relação à votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, nesta quarta-feira, à descrença da população com a classe política, à falta de interesse real da oposição em afastar o peemedebista e à impopularidade do governo, o que inviabiliza mobilizações favoráveis.

— Há uma ausência de mobilizadores que convoquem manifestações nos dois lados da polarização. O MBL (Movimento Brasil Livre) e o Vem pra Rua saíram de cena. Pelo lado petista, também não há interesse em convocar grandes manifestações. A nenhum dos dois lados interessa a saída do Temer. Do lado governista, por razões óbvias, e, do lado do PT, porque interessa um desgaste (do presidente) para chegar em 2018 com uma oportunidade maior (de vitória) — disse Esther Solano, doutora em Ciências Sociais pela Universidad Complutense de Madrid e uma das autoras do livro “Mascarados: a verdadeira história dos adeptos da tática black bloc”.

SATURAÇÃO – Para Esther Solano, a população está “saturada” e por isso não foi espontaneamente para as ruas: “Já se viu que o sistema todo é corrupto, a população não sente mais a raiva que sentia, que a levou a ir para a rua achando que algo ia mudar”.

O cientista político e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) Antônio Testa também avalia que a população está entorpecida: “Aqui em Brasília a classe média estava totalmente contrária à Dilma (Rousseff) e o governo (Dilma) pagou para as centras sindicais trazerem muitas pessoas (para as ruas). Em São Paulo, a própria Fiesp ajudou bastante na oposição ao governo Dilma. Agora, as centrais sindicais estão sem dinheiro e, se têm dinheiro, não estão querendo gastar para mobilizar. E a população está em total descrédito com o governo Temer, e entendeu que ele vai continuar. A esperança é que em 2018 venha alguma mudança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: