MP cobra melhorias no Hospital Veterinário do Recife

MP cobra melhorias no atendimento do Hospital Veterinário do Recife. Órgão deu prazo de 15 dias para Prefeitura da cidade mostrar soluções para problemas encontrados na unidade inaugurada em junho

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR -Do site: http://www2.recife.pe.gov.br

Por Portal FolhaPE

A Prefeitura do Recife tem 15 dias para apresentar ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) uma resposta aos problemas no recém-inaugurado Hospital Veterinário da cidade identificados pelo órgão e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). As duas instituições fizeram um relatório sobre vistoria realizada na unidade, em junho passado, e o material foi entregue à gestão municipal em audiência nesta quinta-feira (13).

A reunião ocorreu na sede do MPPE, esta tarde, e contou com representantes da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (Seda), da direção do Hospital Veterinário do Recife e da Procuradoria do Estado. A mediação foi feita pelo promotor do Meio Ambiente da Capital, Ricardo Coelho.

Inaugurado em 8 de junho, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, o hospital recebeu críticas de parte da população por negligência e mau atendimento. Protetores e ativistas acionaram o MPPE em 19 de junho e, dois dias depois, técnicos da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital e do CRMV foram ao local.

De acordo com o promotor, que não pode participar da inspeção, mas analisou o relatório, várias irregularidades foram encontradas, como falta de medicamentos, médicos especialistas, equipamentos e instalações inadequadas. “Demos um prazo para a Prefeitura responder, mas, na audiência, eles já mostraram que tudo que foi identificado já está sendo sanado”, disse.

Segundo o promotor, caso a Prefeitura não se posicione, o Ministério vai propor uma Ação Civil Pública com pedido de liminar para solução imediata dos problemas.

Balanço

O Hospital Veterinário do Recife realizou mais de três mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento – mais de mil além do previsto pela Prefeitura do Recife. Na última terça (12), a primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste alcançou a marca de 3.300 cachorros e gatos atendidos para consultas ambulatoriais e emergenciais, castração, vacinação e cirurgias.

Em nota enviada à imprensa, na terça, o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Robson Melo, falou que “após a euforia dos primeiros dias de funcionamento, o atendimento já começou a se estabilizar”. “Nas duas primeiras semanas, muita gente veio pessoalmente ao hospital, sem marcar consulta mesmo em casos que não eram emergenciais. Depois, boa parte da população entendeu que podia agendar a consulta com calma porque nosso atendimento é contínuo. As pessoas só devem vir sem marcar nos casos mais graves”, explicou.

O hospital abriu as portas com três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. A obra, prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, custou R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município.

De acordo com a Prefeitura, a unidade deve oferecer, até o fim do ano, exames laboratoriais e de ultrassom, além de atendimentos especializados, como cirurgias ortopédicas e oncológicas.

Neste primeiro momento, a unidade, que fica na rua Professor Estévão Francisco da Costa, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – na hora do almoço funciona é feito apenas o atendimento emergencial. Quem tem bichos de estimação pode agendar as consultas através dos telefones 3355-9415 e 3355-8179, também em horário comercial.

Para os casos de emergência, não é necessário agendamento prévio, mas o animal passa por uma triagem feita por um médico veterinário, que avalia se o caso é realmente grave ou se pode ser marcado. O adulto responsável pelo animal deve levar comprovante de residência, já que a unidade é para os cachorros e gatos do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *